Em 2017, serão baixados 160 bilhões de apps móveis no mundo, de acordo com nova projeção calculada pela Juniper Research. O volume representa o dobro do previsto para este ano, de 80 bilhões. O crescimento é atribuído principalmente à migração de feature phones para smartphones e à oferta de títulos gratuitos. Apenas 5% dos apps baixados serão pagos no momento do download em 2017, contra 6,1% neste ano.

De acordo com a Juniper, 40% dos apps a serem baixados em 2017, ou 64 bilhões, serão games. O sucesso dessa categoria será impulsionado pela criação de ferramentas de socialização para os jogadores e também pela popularização de títulos multiplayer.

Pela análise da Juniper, ainda existem desafios importantes para desenvolvedores e operadoras neste mercado. Os primeiros precisam encontrar formas de monetização adequadas e que viabilizam o investimento em novos projetos. O mais comum deve ser a venda in-app. As operadoras, por sua vez, devem focar seus esforços em acordos de billing para que os consumidores paguem pelos apps na conta telefônica.