A MediaTek teve 60 modelos de smartphones com seus chips lançados ao mercado latino-americano em 2019, 25 deles no Brasil. A informação foi confirmada pelo gerente geral da companhia, Samir Vani, em conversa com o Mobile Time nesta terça-feira, 2. Atualmente, a fabricante disponibiliza para os produtores de smartphones dez chipsets para dispositivos de entrada, intermediários e premiums.

“Nós trabalhamos com três segmentos: o SoC MT6739 de entrada com 4G; e tem os chips intermediários – low p – A20 (quadcore), P20 (quadcore), P22 (octacore) e P35 (octacore) com GPU, CPU e processamento de inteligência artificial; e o portfólio – high P – com alta capacidade de processamento em GPU, CPU e APU (inteligência artificial), os chips P50, P55, P60, P70 e P90”.

Importação x produção local

Vani ainda ponderou sobre os ensaios do governo em relação à redução das taxas de importação no Brasil. Em sua visão, é necessário raciocinar sobre uma eventual abertura de impostos, analisando seus impactos positivos e negativos.

“Você pode ter um número maior de marcas – que importam dispositivos – no mercado brasileiro. Por outro lado, empresas no Brasil que tem fábricas, centro de pesquisa e de desenvolvimento de tecnologia podem demitir pessoal”, disse o executivo. “Você corre o risco de perder a capacidade de criar tecnologia, passando a comprar tecnologia, além de ter demissões”.