Um sensor preso no dedo do paciente, conectado a um aplicativo por Bluetooth, é capaz de substituir a polissonografia, exame que usa diversos eletrodos espalhados pelo corpo para detectar a apneia do sono ou para fazer o acompanhamento da doença. A tecnologia está disponível no Hospital Santa Paula, que tornou-se centro credenciado para oferecer a solução da Biologix. A vantagem está na possibilidade de o interessado em fazer o exame em casa, dispensando o monitoramento em uma clínica, numa sala monitorada, e de maneira desconfortável, com limitação de movimentos por conta dos eletrodos.

O exame se chama Monitoramento Digital da Apneia do Sono (MDAS) e as informações coletadas a partir do pequeno aparelho vão para um aplicativo instalado no smartphone do próprio paciente, dispensando a necessidade de fios. O dispositivo traz, também, um sensor de actigrafia, capaz de avaliar os movimentos e identificar se o paciente está dormindo ou acordado. O exame apresenta resultados a partir de 4 horas de sono e os laudos podem ser acessados a qualquer momento pelo paciente e pelo médico no aplicativo. Apneia é a interrupção da respiração devido ao bloqueio das vias áreas superiores (garganta e nariz) durante o repouso.

A tecnologia tem a certificação da Anvisa, do Inmetro e da Anatel.

Segundo o chefe de Serviço de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital Santa Paula, Luiz Fernando Lobo, o exame de polissonografia tradicional custa aproximadamente R$ 2,5 mil. Já o exame da Biologix seria de 10% a 15% do preço do exame tradicional, com a possibilidade de que ele seja realizado por duas noites, para confirmação do diagnóstico.