Motoristas profissionais (aqueles com carteira de habilitação nas categorias C, D e E) a partir de agora precisam realizar um exame toxicológico a cada 30 meses, de acordo com a resolução 843/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para ajudá-los a agendar o exame e a se lembrar do prazo, o Grupo Pardini vai lançar nas próximas semanas um aplicativo móvel com essa finalidade.

Pelo app, o motorista poderá cadastrar sua CNH usando a câmera do smartphone e receber a indicação do endereço do laboratório mais próximo para a realização do exame. O Grupo Pardini tem um braço especializado em toxicologia, com uma tecnologia própria que, a partir de um fio de cabelo, identifica se a pessoa utilizou alguma substância ilícita nos últimos seis meses.

A decisão de criar um app dedicado aos motoristas se deveu ao aumento significativo da demanda por exame toxicológico desde a publicação da resolução do Contran, em abril, relata Marco Machado, head de experiência digital, grupo Pardini, em conversa com Mobile Time.