A PlanMarketing realizou mais de 2,5 mil projetos de jogos móveis, aplicativos, sistemas, sites e até brinquedos com realidade aumentada para empresas em 16 anos de existência. Mas nos últimos anos tem trabalhado muito mais com as realidades aumentada e virtual, como explicou o sócio e diretor de novos negócios da companhia, Alexandre Akira,e conversa com Mobile Time durante o I Summit, fórum de inteligência artificial que ocorreu dentro da Eletrolarshow nesta semana.

“Desenvolvemos projetos de AR e VR há cerca de oito anos. A gente consegue fazer ativação de marketing, entender o fluxo dos clientes com mapa de calor e até oferecer treinamentos com essas tecnologias”, descreveu.

Entre os casos de sucesso da PlanMarketing está uma empresa que fez uma ativação de marketing sobre um produto de jardinagem cujo resultado foi um aumento de 7% das vendas ao mostrar a seus clientes os benefícios do produto por meio da realidade virtual.

Próximos passos

Akira tem como meta contribuir para a massificação do uso dessas soluções pela população. “Para nós, as realidades aumentada e virtual estão mais avançadas ainda em setores como varejo e indústria”, disse. Em curto prazo, a companhia pretende usar soluções mais leves de AR, baseadas no browser mobile, e os testes estão acontecendo por meio de um código aberto. A ideia é substituir o uso de apps de AR, uma vez que é difícil mantê-los instalados nos celulares dos consumidores. Contudo, o diretor da PlanMarketing explicou que apenas alguns handsets premium conseguem rodar AR no navegador. Ainda assim, a solução deverá avançar e atingir uma boa parcela dos smartphones até o final do ano.