Em uma pesquisa realizada com 400 brasileiros, viu-se que 55,4% dos entrevistados fazem compras por impulso todo o mês. Neste caso, os mais jovens (entre 18 e 24 anos) são os mais propensos a realizar uma compra não planejada.

Quase dois terços (63,5%) da Geração Z admitem fazer uma compra por impulso pelo menos “uma vez por mês”, em comparação com uma média de 47,4% das pessoas com 25 anos ou mais. Os dados são de uma pesquisa qualitativa realizada pela Temenos, empresa fornecedora de soluções voltadas para bancos digitais.

São também os jovens os menos propensos a terem um plano de controle de custos. 38,8% da Geração Z respondeu que ‘contam todas as minhas despesas’, em comparação com quase metade (48 %) dos maiores de 25 anos.

No entanto, a Geração Z e os Millennials (com idades entre 25 e 34 anos) optaram por estabelecer um plano de controle de custos para “despesas importantes e fixas”. Em média, 44% entre aqueles com 18 e 34 anos preferem a opção “apenas o básico”, em comparação com 30,2% entre aqueles com 35 anos ou mais – gerações muito mais propensas a ter um plano robusto de controle de custos implementado.

E, entre os mais velhos, 22,8% com 45 anos ou dizem que ‘nunca’ seguem um plano de controle de custos, em comparação com uma média de apenas 14,9%, entre os 18 e 44 anos.

Pix e economia

Outro ponto avaliado pela pesquisa da Temenos foi que mais de um terço (34,1%) dos brasileiros da geração Z (entre 18 e 24 anos) usa o Pix ou transferência bancária como método de pagamento preferencial para despesas regulares, e outro terço (34,1%) dos brasileiros da geração Z usa o Pix ou cartão de débito nas compras espontâneas.

Quando perguntados se gostariam de experimentar novos métodos de investir seu dinheiro, 43,5% da geração Z concordou com a afirmação ‘eu adoraria ter novas maneiras de economizar’, em comparação com uma média de 53,2% desses com 25 anos ou mais.

A pesquisa foi realizada em diferentes países da América Latina. No Brasil, foi realizada com 400 respondentes entre 1º e 3 de julho de 2022, com pessoas a partir de 18 anos, em diferentes regiões do País, sendo 40% de pessoas que se declararam mulheres e 60% homens.

Temenos

A Temenos é uma empresa que oferece soluções para bancos digitais. Ao todo, possui mais de 3 mil clientes bancários de 150 países e sua plataforma é usada por 1,2 bilhão de pessoas. No Brasil, a Temenos está presente em instituições como Itaú, Banco Votorantim, Crédit Agricole e Crédit Suisse.