Até o dia 30 de novembro, os usuários pré-pagos e pós-pagos da Oi poderão acessar gratuitamente o app de vídeos curtos Vine. A navegação pelo serviço não será descontada do plano de dados dos assinantes. A Oi é a primeira operadora no mundo a não cobrar pelo acesso ao Vine. Trata-se de um acordo similar a outros firmados no passado pelo Facebook e pelo Twitter com operadoras móveis brasileiras e do exterior. A própria Oi experimentou anteriormente a oferta de acesso gratuito ao Facebook Messenger e também ao Facebook e ao Twitter dentro do Opera Mini.

O objetivo, segundo o diretor de produtos móveis da Oi, Roberto Guenzburger, é aumentar a penetração de planos de dados junto a usuários de smartphones. "O fato de isentar o tráfego de detemriandos serviços facilita mutias a percepção de que a Internet móvel é algo acessível. No caso do Vine, pode estimular usuários mais jovens", diz o executivo. Ele garante que a rede da Oi está preparada para receber o aumento do tráfego proporcionado pela promoção. "A vantagem do Vine é que os vídeos são de seis segundos. São muito curtos. Pela nossa análise teria impacto pequeno na rede", explica.

Esse tipo de acordo costuma ser uma parceria ganha-ganha, em que nenhum dos dois lados remunera ao outro. O provedor de conteúdo garante o acesso ao seu serviço mesmo por quem não tem crédito e a operadora incentiva o uso de internet móvel, na expectativa de que o cliente não se restrinja apenas àquele serviço gratuito, mas acabe pagando por um plano de dados para acessar outros sites ou apps.

Canal Twitter

Paralelamente, Oi e Twitter firmaram outra parceria, chamada "Canal Twitter". Os usuários que se cadastrarem passam a receber por SMS mensagens avisando sobre os tópicos mais comentados na rede social de microblogs, junto com um link para acesso. Tanto o SMS quanto a primeira página aberta no Twitter não são cobradas do assinante.