O Vine (Android, iOS e Windows Phone), plataforma de produção de vídeos curtos do Twitter, completa três anos no próximo domingo, 24. Com 200 milhões de pessoas assistindo os vídeos mensalmente no mundo todo, o Vine tem como proposta ser uma rede social de vídeos curtos, com seis segundos de duração cada.

O vídeo mais assistido na plataforma em 2015 foi a explosão ao lado do Stade de France, durante ataque terrorista do grupo jihadista Estado Islâmico no amistoso de futebol entre França e Alemanha, na cidade de Saint Denis, França. Foram 331 milhões de loops (visualizações do vídeo em repetição contínua) do momento fatídico.

Ao todo, o Vine consegue diariamente mais de 1,5 bilhão de visualizações de loops. Para o terceiro ano, a companhia aposta na customização e tendências, como o canal de vídeos exclusivos para o usuários “For You” nos smartphones e o “Trends on Vine” com as gravações que mais geraram loops na web.

Outras apostas da plataforma do Twitter estão relacionadas à segmentação de seu público, com o aplicativo Vine Kids (iOS) – sem atualização desde abril de 2015 – e novas funcionalidades para smartwatches, como o Apple Watch.