49% dos brasileiros com 18 anos ou mais possuem uma chave Pix cadastrada. Desse grupo, 92% utilizam o Pix para realizar transferências e 73%, para pagar por produtos e serviços. Essas são algumas das descobertas de uma pesquisa feita pela DataFolha por encomenda da Zetta, associação que reúne empresas de tecnologia que oferecem serviços financeiros digitais. Foram feitas entrevistas com 1.520 pessoas – a margem de erro é de 3 pontos percentuais.

A adesão ao Pix é maior entre os jovens de 18 a 24 anos (70% possuem chave cadastrada); entre aqueles com nível superior completo (77%); e entre aqueles com renda superior a 5 salários mínimos (75%).

Entre os brasileiros com Pix que o utilizam para transferências, 85% usam para receber valores; 83%, para enviar valores; e 71%, para transferir valores entre suas contas pessoais.

Já entre os brasileiros com Pix que o utilizam para pagamentos, 67% afirmam que usam o canal para pagar por produtos e serviços de pessoas físicas e 57%, de pessoas jurídicas. Considerando que a base de CNPJs com chave Pix cadastrada no Banco Central ainda é relativamente pequena, a economista-chefe da Zetta e coordenadora da pesquisa, Rafaela Nogueira, acredita que muitos profissionais liberais e pequenos empresários estejam recebendo pagamentos por seus produtos e serviços através de suas chaves Pix como pessoas físicas.

Metade dos usuários do Pix afirmam ter feito até cinco transações pelo canal nos últimos 30 dias; 22%, de seis a dez; 22%, de 11 a 20; e 6%, mais de 20. Na comparação por regiões do Brasil, notou-se que no Norte 10% dos usuários fizeram mais de 20 transações por Pix nos últimos 30 dias. Nogueira levantou a hipótese de isso ser devido à menor oferta de caixas eletrônicos na região.