Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm (crédito: © Messe Berlin GmbH/divulgação)

Qualcomm e Meta firmaram uma parceria para avançar no desenvolvimento de dispositivos para o seu Metaverso. Apresentado nesta sexta-feira, 2, o acordo é plurianual e visa o uso da plataforma móvel Snapdragon em equipamentos de realidade estendida (XR) da Meta Quest, como óculos de realidade virtual e aumentada.

Durante a IFA 2022, Mark Zuckerberg, CEO e cofundador da Meta, afirmou que o trabalho consiste em customizar os chips da Qualcomm para os devices do portfólio da Quest: “Diferentemente de handsets, a construção de realidade virtual traz novos desafios multidimensionais em computação espacial, custos e formato. Esses novos chipsets vão ajudar a Meta a levar a realidade virtual ao seu limite e entregar experiências únicas”, disse.

Na prática, os times de engenharia e produtos das duas companhias vão trabalhar juntos na criação de equipamentos de XR, além de tecnologias-chave para acelerar a chegada do Metaverso.

Cristiano Amon, CEO e presidente da Qualcomm, explicou que a parceria une “dois dos principais líderes globais do metaverso” que podem “revolucionar o futuro da computação para bilhões de pessoas” nos próximos anos. Dessa forma as pessoas poderão “trabalhar, jogar, aprender e criar” com tecnologias e experiência de ponta das duas empresas.

Vale lembrar, o próximo dispositivo de realidade virtual da Meta será lançado no mês de outubro.

Bose

Lila Snyder, CEO da Bose; e Cristiano Amon, CEO da Qualcomm (Crédito: © Messe Berlin GmbH/divulgação)

Além do acordo com Meta, a Qualcomm apresentou outro acordo de fornecimento de tecnologia para a Bose. A empresa de áudio usará o chip Qualcomm S5 Audio em seus próximos dispositivos wireless; isso inclui fones de ouvido TWS, headphones, alto-falantes e soundbars.