A Justiça dos Estados Unidos cancelou a proibição da venda do tablet Galaxy Tab 10.1, da Samsung, no país. A ordem foi expedida pela Corte Federal de Apelações, conforme determinado pela decisão da juíza distrital Lucy Koh, em julgamento envolvendo diversas questões sobre patentes entre a Apple e a fabricante coreana. Em agosto, a Corte de San Jose, na Califórnia, determinou que a Samsung pagasse mais de US$ 1 bilhão à empresa americana por ter quebrado patentes em seus smartphones e tablets.

Em comunicado enviado ao blog de tecnologia TechCrunch, a Samsung afirmou que irá “continuar a tomar todas as medidas para garantir a disponibilidade de seus produtos inovadores”. O caso data de maio, quando a fabricante do iPad acusou a rival de ter copiado o design de seu produto. No julgamento da corte da Califórnia, o júri decidiu que não houve violação e a Samsung pode, então, pedir a retirada do bloqueio da venda nos Estados Unidos.

iPhone 5, o alvo

Além disso, a Samsung confirmou as declarações dadas à imprensa internacional no mês passado e abriu um processo contra a Apple no Distrito Norte da Califórnia, acusando a fabricante americana de quebrar oito patentes da empresa em seu último lançamento, o iPhone 5. São as mesmas tecnologias alvo de uma ação judicial contra o modelo anterior do iPhone, aberta em abril.

“Sempre preferimos competir no mercado com nossos produtos inovadores, em vez de nos tribunais. Entretanto, a Apple continua a tomar ações legais agressivas que restringirão a competitividade. Sob essas circunstâncias, temos poucos recursos senão tomar passos necessários para proteger nossa inovação e direitos de propriedade intelectual”, justificou a Samsung, em nota enviada ao blog.