A Atos, uma das maiores empresas do setor de tecnologia da informação no mundo, traz para o Brasil o seu portfólio de soluções móveis para governos, conhecido como MyCity. São mais de 30 soluções diferentes para áreas como transporte público, saúde, educação, energia, segurança, sustentabilidade, dentre outras. A empresa carrega na bagagem a experiência de ter implementado cases de sucesso em várias cidades europeias (o exemplo de Barcelona, aliás, foi notícia em MOBILE TIME no ano passado).

No Brasil, o foco principal estará em duas áreas: bilhetagem de transporte público e centros de gestão de operação de órgãos governamentais, informa Fernando Simões, diretor comercial da Atos. "Vamos focar primeiramente em sistemas de bilhetagem de transporte público, levando em conta o potencial de expansão disso para o monitoramento dos meios de transporte, gerando informações para os cidadãos. Estes passarão a saber onde está seu ônibus e que horas chegará ao seu ponto", descreve o executivo. O uso de pagamentos móveis pode fazer parte da solução, mas Simões ressalva que ele seria secundário, diante das limitações relativas à penetração de smartphones e à qualidade das redes no Brasil. "Nos grandes centros urbanos ainda não há redes com uma performance boa. Em uma avenida movimentada de São Paulo há trechos com cobertura 3G e outros em que não se consegue sequer fazer uma chamada de voz. Pagamento é um serviço de missão crítica", explica.

Simões acredita que a Atos possa ganhar contratos mesmo em cidades onde já existam sistemas de bilhetagem eletrônica, pois em muitos casos eles estão defasados ou enfrentam problemas escalabilidade.

M-gov

A Atos tem consciência de que a realidade brasileira é bem diferente daquela na Europa, onde se localizam a maioria das experiências do MyCity até agora. "Somos uma empresa de consultoria, integração de sistemas e outsourcing. Podemos adaptar nosso conhecimento a contextos diferentes. Se no Brasil os requerimentos forem diferentes, a gente se adapta", afirma Simões.

Apesar do nome, o portfólio MyCity não se limita a soluções para cidades, podendo servir também a governos estaduais e federais, especialmente aquelas relacionadas a saúde, educação, segurança e gestão.