O uso de smartphones e tablets dentro das empresas demanda principalmente soluções de gerenciamento de dispositivos e aplicativos corporativos. Uma área importante e talvez não prioritária para as corporações é a de impressão e digitalização via mobile. Com esse foco em mente, a Reis Office, fornecedora de soluções para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos, lançou o serviço de mobile outsourcing, que oferece a locação de softwares e equipamentos para impressão por meio de smartphones, tablets, ultrabooks e notebooks.

Os funcionários podem baixar aplicativos móveis gratuitos de acordo com a marca dos equipamentos (Brother, Canon, HP, entre outras), que permitem a impressão e digitalização de arquivos à distância. As empresas ficam responsáveis por contratar os softwares Papercut MF ou uniFLOW da Reis Office, que permite o controle das impressões e digitalizações dentro da empresa. “O cliente precisa contabilizar o outsourcing. Nessas ferramentas, ele pode saber quantas páginas foram impressas, por quais usuários, nomes e tipos dos arquivos e se foi uma impressão colorida ou em preto e branco. Ele também consegue bloquear a impressão e digitalização, por exemplo, para evitar casos de roubo de informação”, cita Rodrigo Reis, gerente comercial da Reis Office.

A solução Papercut MF é voltada para pequenas e médias empresas, enquanto a uniFLOW tem mais funções de controle e geração de gráficos e relatórios, direcionada a grandes companhias. Segundo o executivo, a economia de gastos com a solução móvel pode chegar a 30%. Com a onda do digital, ele percebe um crescimento das digitalizações e impressões coloridas, enquanto as impressões banais em preto e branco estão diminuindo, geralmente aquelas de e-mails ou documentos desnecessários. “Hoje em dia, somente impressões mais necessárias são feitas, como contratos e notas fiscais”, diz.

Mesmo com essa consciência maior sobre o desperdício, a Reis Office espera que a solução móvel seja adotada por 15% dos seus clientes até o final de 2014. Hoje, cerca de 3% das empresas utilizam o outsourcing mobile. A maioria dos clientes desse serviço são profissionais em um nível hierárquico mais alto, como diretores. Advogados, auditores e funcionários que não ficam na empresa todos os dias também utilizam mais a impressão por smartphones e tablets.