A Microsoft lançou nesta sexta-feira, 14, o Office Mobile para iOS. A nova versão necessita de uma assinatura paga do Office 365, plataforma que permite o acesso aos aplicativos do Office pela nuvem, e requer a versão 6.1 ou superior do iOS. Por enquanto, o Office não está disponível para iPad, somente para iPhone e iPod Touch.

O aplicativo permite que o usuário acesse documentos do Word, Excel e PowerPoint na nuvem ou nos anexos de e-mail. É possível editar offline os documentos recentemente usados, e as alterações são salvas quando o dispositivo retomar a conexão à rede. Pelo dispositivo, também é possível criar novos documentos do Word e Excel, mas ele é claramente voltado para edições e anotações rápidas do que uma suíte para a produção pesada.

O lançamento da Microsoft acontece na mesma semana em que a Apple anunciou a chegada da suíte iWork (que inclui o Pages, Numbers e Keynote, concorrentes do Word, Excel e PowerPoint) na nuvem, pelo iCloud, acessível pelo navegador. A companhia já oferece as soluções em formato de aplicativo para iOS.