A agência federal de emergência dos Estados Unidos (FEMA) lançou nesta terça-feira, 2, o primeiro teste do sistema de alerta público em amplitude nacional. O teste durou trinta minutos e foi realizado em várias regiões dos EUA nesta tarde com envio de notificações via cell broadcast, tecnologia que consiste no envio de uma mensagem de texto para múltiplos telefones contidos na área de cobertura de uma antena. Também envolveu envio de alertas via rede nacional de rádio e TV.

Chamada de Wireless Emergency Alerts (WEA), a solução existe desde 2012 e já enviou mais de 40 mil alertas para regiões com problemas causados pelo clima, mas também sobre crianças desaparecidas e outras situações críticas, mas apenas para regiões especificas até então.

Em sua ação, o alerta para celulares funciona via torres de dispositivos móveis e provedores de serviço de Internet sem fio que apoiam a FEMA. Para ter a atenção de pessoas com condições especiais, o alerta ainda tem um som e uma vibração característicos, bem diferente dos apps comerciais.

Neste formato, a ideia é que o alerta mobile seja dirigido diretamente pelo presidente dos Estados Unidos ou por um de seus designados, em condições de emergência, para a população norte-americana. Neste caso, o texto virá com os dizeres “Mensagem Presidencial” e logo abaixo o texto do alerta.

Outros projetos

A Anatel tem produzido soluções similares no Brasil, como o alerta de chuvas por SMS e outras instabilidades climáticas junto às defesas civis estaduais e municipais no País.

Também há projetos similares do Google. No entanto, não há nenhuma ação que liga a presidência com a população em emergências nacionais.