Anatel

Novo sistema de alerta de emergência com cell broadcast. Foto: divulgação

As operadoras móveis têm até dezembro deste ano para implementar uma melhoria no sistema de alertas de emergência. As prestadoras vão usar o cell broadcast, de modo que as pessoas recebam mensagens de texto via pop up sobreposto ao conteúdo que esteja sendo acessado no celular naquele momento do disparo. A nova funcionalidade complementará a atual solução de envio de alertas, o SMS, que também passará por evoluções (SMS Flash).

O novo sistema vai acionar um sinal sonoro do celular, a depender do tipo de emergência, mesmo se estiver no modo silencioso.

Outra novidade é que os alertas serão enviados para todos os celulares que estejam situados ou venham a entrar na região em risco, independentemente se a pessoa fez ou não cadastro no sistema.

A responsabilidade sobre o conteúdo dos alertas continuará nas mãos dos órgãos competentes, como a Defesa Civil. Essas instituições poderão optar por diferentes modos de alerta, sendo que o modo mais intrusivo dispara notificações com sinais sonoros e vibrações nos smartphones e exige que o usuário confirme a visualização do alerta para cessar a notificação.