Máximo Cavazzani, CEO e fundador da etermax

Brasil, Espanha e Estados Unidos são os países que mais jogam Perguntados pelos assistentes de voz de Google e Amazon, segundo dados internos da etermax, desenvolvedora do jogo A informação foi compartilhada pelo CEO e fundador da empresa, Máximo Cavazzani, em conversa por e-mail com o Mobile Time.

Sem dividir por qual assistente os usuários interagem mais, Cavazzani explicou que o game por voz é uma “tendência nova em crescimento”, mas os smartphones ainda são os dispositivos mais usados para jogar. Além de ter presença em smartphones, tablets e alto-falantes inteligentes, o usuário pode jogar Perguntados no Apple Watch, Facebook e no Instagram, com o Desafio Trivia Perguntados.

Na última segunda-feira, 28, a companhia informou que o seu voice gaming chegou a 9 milhões de usuários no mundo. Em junho deste ano, Cavazzani disse que o jogo ainda estava com seus primeiros usuários, aproximadamente 200 mil. O executivo acredita que este crescimento está ligado ao fato de que os dispositivos e assistentes de voz estão mais próximos dos usuários, uma tendência similar ao começo do mobile game nos celulares 10 anos.

“Nós (etermax) percebemos essa tendência (de crescimento do mobile gaming) ao lançar o iStock Manager – app pioneiro de informação de ações – e mais tarde o Perguntados, algo que seria impossível em um passado recente na Argentina (sede da empresa). Hoje, as tecnologias de interface de voz surgem para facilitar a vida das pessoas, assim como PCs e smartphones fizeram no passado recente”, explicou o CEO e fundador.

“Importante dizer que a tecnologia de voz não está apenas em um dispositivo, ela funciona em smartphones, carros e interfaces de voz para casa, como smart speakers e smart screens. Além disso, as interfaces de voz estão adicionando pessoas com dificuldades visuais e motoras, ao acessar informações, fazer compras e até jogar”, completou Cavazzani.

Sobre futuros jogos em voice gaming, o CEO da etermax disse que não pode confirmar lançamentos, mas que continuará observando as tendências da plataforma para eventualmente definir se haverá novos jogos.

Área de dados

Outro tema abordado na conversa foi a promoção da área de análise de dados para a diretoria (C-Level) dentro da etermax. Cavazzani explicou que a área é importante para manter os planos de expansão da empresa ao redor do planeta nas três frentes que atuam: games, publicidade em games e inteligência artificial.

Neste cenário, o executivo estima que 15% a 20% das vagas abertas na empresa serão para essa diretoria nova. Entre as posições há vagas para analistas, cientistas e engenheiros de dados. Atualmente, a etermax tem 400 funcionários em escritórios na Argentina, Alemanha, Brasil, México e Uruguai.