A T-Mobile US expandiu os serviços de sua rede de satélites para celular, ou D2D (direct-to-device), e passa a oferecer suporte a uma série de aplicativos populares como WhatsApp, X, Apple Music, AccuWheather, Google Maps, além do próprio app da operadora, T-Life. Com isso, será possível utilizar essas aplicações em áreas onde a conectividade só acontece via satélite e em regiões remotas.

O T-Satellite, lançado comercialmente em julho, oferecia suporte para mensagens de texto (SMS), mensagens curtas de áudio e de emergência para o 911. O serviço expandido foi desenvolvido para fornecer conectividade de dados essencial quando as redes móveis tradicionais estão fora de alcance, com a conexão viabilizada por mais de 650 satélites Starlink direct-to-cell da SpaceX.

A operadora também está levando o T-Satellite para serviços corporativos, e com foco em setores que exigem comunicação persistente fora da rede. Ele dará suporte a aplicativos empresariais como o Florian, voltado para indústrias do setor privado, como hospitalidade e logística, e o MultiLine, que atende setores regulados, como governo e saúde.

Disponibilidade do serviço da T-Mobile para D2D

O serviço aprimorado está disponível na maioria dos dispositivos compatíveis com satélite que rodam Android 16 ou iOS 26. Segundo a T-Mobile, assim como ocorre com mensagens e notificações de emergência, o celular mudará automaticamente para a conectividade via satélite quando o sinal celular cair, permitindo que os clientes usem um aplicativo pronto para satélite.

Assinantes do SuperMobile e do T-Priority têm inclusos em seus planos acesso ao serviço do T-Satellite. Clientes de outras operadoras – como AT&T e Verizon podem contratar os serviços por US$ 10 mensais.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!