Os celulares estão presentes no dia a dia de pessoas com necessidades especiais, sejam estas de ordem auditiva, visual, motora ou cognitiva. Mas dentre os milhares de modelos de aparelhos disponíveis, alguns são mais e outros são menos adaptados para esse público. Com o objetivo de auxiliar a escolha do melhor celular ou tablet de acordo com a condição especial do usuário, o MMF (Mobile Manufacturers  Forum) criou um guia on-line traduzido para cinco línguas e cuja versão em Português está sendo lançada esta semana.

O Gari (Global Accessibility Reporting Initiative), como foi batizado, reúne dados sobre centenas de modelos diferentes de celulares e tablets. Os produtos são classificados de acordo com a sua compatibilidade para cada um dos quatro grupos de necessidades especiais trabalhados pelo site. O grau de compatibilidade é atribuído levando em conta a presença de uma lista de funcionalidades, que varia para cada tipo de condição especial. As listas foram montadas após consulta a especialistas da ONU, da OMS e dos próprios fabricantes, que contam com funcionários dedicados a questões de acessibilidade.

Para pessoas com deficiência auditiva, é verificado, entre outras coisas, se o telefone ajusta o volume automaticamente de acordo com o nível de ruído exterior; se é compatível com aparelhos auditivos; se exibe alertas visuais para funções diversas, como ligar e desligar, bateria fraca, recebimento de chamada etc. Ao todo, são 31 questões relacionadas ao uso por deficientes auditivos. Somente um aparelho atende a 100% delas: o LG D685.

Para deficientes visuais, os celulares devem ter resposta tátil e sonora nas teclas; identificação sonora de cada número pressionado; menu acessível por comando de voz; leitura de mensagem de texto integrada; controle de brilho e de contraste da tela; zoom no navegador etc. Três modelos empataram no topo do ranking, atendendo a 92% das funcionalidades recomendadas: Samsung Galaxy S4, Samsung Galaxy Note 3 e LG G2.

Para pessoas com dificuldades motoras, verifica-se a presença de funcionalidades como viva-voz; predição de texto; teclas protegidas ou retraídas para evitar que sejam apertadas sem querer; base plana para uso sobre uma mesa; atendimento automático de chamadas sem apertar qualquer tecla; menu com comandos de voz etc. Para esse público, o campeão foi o Samsung Galaxy S4, que atende a 92% das requisições.

Por fim, para aqueles com alguma condição especial de ordem cognitiva, são recomendados aparelhos que tenham linguagem simples de configuração; agenda de contatos com foto; velocidade ajustável de scroll de mensagens; tempo ajustável para respostas a perguntas do sistema, GPS, dentre outras coisas. O único modelo com 100% de compatibilidade foi o iPhone 4 (o site não informa em qual OS foi feita a avaliação).

As buscas podem ser feitas com filtros por necessidade especial, continente onde o produto é vendido, fabricante e tipo de aparelho (celular ou tablet). É possível realizar uma busca avançada marcando exatamente quais funcionalidades são procuradas, em uma lista com mais de 100.

São os próprios fabricantes que enviam as informações que compõem o banco de dados do Gari, através de um sistema on-line. A ideia é que o banco de dados seja atualizado em tempo real, a cada novo lançamento. O mais difícil foi compatibilizar métodos de TI entre as empresas para o envio dessas informações e definir que pessoa ficaria responsável pela tarefa dentro de cada fabricante, relata Aderbal Pereira, diretor do MMF para América Latina."Agora temos que disseminar essa ferramenta. O FCC nos EUA e a NTA, na Austrália, já incluíram links para o Gari em suas páginas", conta o executivo.

O MMF é uma associação internacional sediada em Bruxelas, na Bélgica, que reúne fabricantes de handsets e infraestrutura móvel e cujo foco é tratar de temas não competitivos entre as empresas, como saúde, acessibilidade, telefones roubados etc.

Apps

O Gari também recomenda aplicativos móveis voltados para o público com necessidades especiais. Neste caso, cabe aos próprios desenvolvedores submeter seus títulos. O banco de dados ainda é pequeno no momento.

Tipo de necessidade especial

Exemplos de funcionalidades

Melhor celular (grau de compatibilidade)

Auditiva

Alertas visuais para diversas funções do telefone, como ligar e desligar, bateria fraca, recebimento de chamada etc; volume ajustado automaticamente de acordo com nível de ruído exterior; compatibilidade com aparelhos auditivos externos.

 

LG-D685 (100%)

Cognitiva

Respostas para perguntas do sistema independem do tempo; agenda de contato com fotos; ajuste de velocidade de scroll; linguagem simples nas configurações do aparelho. 

 

iPhone 4 (100%)

Motora

Viva-voz; texto preditivo; teclas protegidas e/ou retraídas; base plana para uso sobre a mesa; atendimento automático sem apertar qualquer tecla; menu com comandos de voz.

 

Samsung Galaxy S4 (92%)

Visual

Marcadores táteis nas teclas F e J; resposta tátil e sonora das teclas; identificação audível da tecla (telefone fala o número pressionado); reconhecimento de fala para realização de chamadas; controle de brilho e de contraste da tela; zoom no navegador; leitura de SMS integrada.

Samsung Galaxy Note 3, Samsung Galaxy S4 e LG G2 (92%)