Os táxis especiais em São Paulo são pretos, com bancos de couro e dirigidos, geralmente, por motoristas bilingues. Costumam operar próximo a hotéis de luxo e cobram uma bandeirada um pouco mais cara que aquela do táxi comum. Os passageiros que preferem esse serviço agora contam com um aplicativo de táxi capaz de filtrar pelo tipo de táxi, o recém-lançado iCab2Go.

O aplicativo está disponível há cerca de um mês, por enquanto apenas na capital paulista, onde conta com 1,7 mil táxis cadastrados, dos quais cerca de 50 são especiais. "É um nicho de mercado importante de se trabalhar", explica Fábio Vernalha, diretor d iCab2Go. Ao abrir o aplicativo para chamar um táxi, o usuário precisa definir se quer um carro comum, especial ou acessível (para deficientes físicos).

Outro filtro presente no app é a forma de pagamento, permitindo que o passageiro chame um táxi que aceite cartão de crédito. Segundo Vernalha, entre 50% e 60% da frota do iCab2Go permite pagamento com cartão. "Em nossos estudos, vimos que isso era uma necessidade no mercado. O usuário de táxi prefere pagar com cartão", relata o executivo.

No iCab2Go, o passageiro tem a opção de informar o destino da sua corrida, o que é uma comodidade para o motorista. E não se pode escolher o taxista individualmente. O sistema dispara a solicitação de corrida para aqueles que estiverem mais próximos, em um raio máximo de 1,5 Km. Quem aceitar primeiro, na tela do seu smartphone, fica com o cliente. Cada taxista paga R$ 2 por corrida, preço que virou padrão no mercado brasileiro. A taxa é a mesma para os carros especiais.

Concorrência

O fato de chegar depois de vários outros concorrentes, como Taxibeat, Easy Taxi, Safer Taxi e Resolve Aí, não preocupa Vernalha, pelo contrário: "Outras empresas tentaram desbravar esse mercado e tiveram custo alto para introduzir o serviço. Acho que estamos chegando no momento certo."

Apesar do nome em inglês, o serviço foi criado para o Brasil, mas tem entre seus investidores o fundo norte-americano Mason Square Capital. O aplicativo está disponível para download gratuito para Android e iOS.