Os dispositivos móveis responderam por 18% das vendas na Black Friday brasileira, de acordo com levantamento feito pela Criteo. Essa participação foi dividida da seguinte forma: sites móveis acessados por smartphones Android (10 pontos percentuais); sites móveis acessados por iPhone (3 pp); sites móveis acessados por iPad (2 pp); sites móveis acessados por tablets Android (1 pp); apps para Android (1 pp) e apps para iOS (1 pp). Ou seja, o Android respondeu por dois terços das vendas móveis na Black Friday brasileira. Também chama a atenção a diferença entre vendas via sites móveis e apps: estes últimos, de acordo com a Criteo, representaram apenas um nono do total das vendas móveis, ou seja, menos de 10% delas.

Os dados da Criteo diferem daqueles divulgados pela E-bit na última segunda-feira, que estimou em 9% a participação móvel nas vendas da Black Friday no Brasil. Obviamente, cada empresa utilizou amostras diferentes de análise. Cabe destacar que a E-bit é uma unidade do Buscapé. E a Criteo fornece uma plataforma de publicidade digital e marketing de performance.