Um dos jogos móveis mais premiados dos últimos tempos, "Monument Valley" agora está sendo oferecido de graça para usuários de iOS. Até bem pouco tempo ele custava US$ 3,99 para o download.

O movimento revela uma mudança no modelo de negócios do jogo, que passou a incluir vendas in-app de extensões. A proposta agora, portanto, é seguir o modelo conhecido como "freemium": download gratuito associado a vendas dentro do aplicativo.

Análise

O que chama a atenção é a mudança de estratégia no meio do ciclo de vida do game. A maioria dos jogos já nasce com um modelo pré-definido e dificilmente muda ao longo do caminho – ou pelo menos é um movimento relativamente raro entre títulos de sucesso. Pode ser que Monument Valley esteja dando início a uma nova tendência na indústria de games móveis, em que o ciclo de vida pode ser dividido em duas fases: primeiro download pago; depois, freemium. A cobrança de download só faz sentido, contudo, para jogos premium, como é o caso do Monument Valley. E a troca para a segunda fase vale a pena depois que as vendas do download já saturaram e o crescimento da base de jogadores só continuará com a oferta gratuita. E quanto maior a base, maior o potencial de geração de receita com vendas in-app, vide sucessos como Candy Crush.