Apex.; Isabel Fontoura; Inovaçaõ

Isabel Fontoura é coordenadora de internacionalização da Apex-Brasil. Foto: Divulgação

Em sua terceira participação no WebSummit, que começa nesta quarta-feira, 2, em formato digital, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) precisou corrigir a rota no plano inicial previsto para a edição 2020. Inicialmente, a entidade, em parceria com a Embaixada do Brasil em Lisboa, esperava ampliar o espaço de exposição de empresas brasileiras. A missão online de internacionalização agora é composta por 33 companhias de base tecnológica, as quais apresentarão soluções inovadoras em tecnologia ao público.

As empresas brasileiras que participarão da missão na conferência terão acesso a três credenciais de participação e evento de networking com investidores e agentes do ecossistema de inovação em Lisboa. “Em 30 de novembro, foi realizado o II Dia da Inovação Empresarial Brasil-Portugal, uma parceria da Apex-Brasil, Embaixada do Brasil em Portugal e Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, em que oito empresas da delegação foram selecionadas pelos investidores para apresentar seus pitches, entre as quais três receberam reconhecimento especial. Representantes da Startup Portugal, da empresa brasileira Total Cross (que fez parte da missão em 2019 e, tendo recebido investimento português está instalada em Aveiro) e dos fundos de investimentos Portugal Ventures, Nova Base, Bynd e Core Angels participaram”, informa Isabel Fontoura, coordenadora de internacionalização da Apex-Brasil.

Em 2018 a Apex-Brasil realizou uma missão de imersão do programa StartOut Brasil a Lisboa e a participação no evento teve caráter exploratório. No ano seguinte, a Agência selecionou 21 empresas para participar do programa de startups do WebSummit, entre as categorias Alpha, Beta e Growth. Houve, ainda, um evento exclusivo para a delegação, com apresentação de 10 empresas selecionadas para investidores locais, em parceria com a Embaixada do Brasil em Lisboa e com a Camara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB).