Estabelecer e ampliar contatos, parcerias e portfólio de clientes. Avaliar e planejar a internacionalização do negócio, a partir de Portugal. Aprimorar conhecimentos em palestras, mentorias e na troca de experiências entre mais de 70 mil visitantes de 170 países. Estes foram alguns dos objetivos de 14 empresas brasileiras que participaram do WebSummit 2018. Com seus estandes montados, alguns pela primeira vez no evento, os empreendedores nacionais acreditam que os investimentos realizados valeram a pena. A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) apoiou algumas destas empresas, que participaram previamente do programa StartOut Brasil. O Mobile Time traçou um perfil destas empresas e montou um guia para interessados em atuar na próxima edição, em Lisboa, em 2019.

“Fizemos uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria. Estamos com uma delegação de 20 empresas, 5 startups selecionadas. Nossa expectativa era alta em relação ao evento, que é uma referência no mercado internacional de convergências de tecnologias e inovação, e foi superada. A Apex participou do WebSummit pela primeira vez. Para o próximo ano pretendemos ampliar a nossa participação, pensando em trazer mais empresas nacionais que tenham aderência e qualificadas ao perfil do evento para termos mais resultados em termos de geração de negócios. As pessoas vão muito focadas para o evento. Vimos muito interesse das empresas estrangeiras em conhecer mais as empresas e o mercado brasileiro para atração de investimentos”, afirma Fábio Galvão, Coordenador de Marketing da Apex-Brasil.

Conheça o perfil de alguns empreendedores brasileiros no WebSummit 2018:

1 – BeePay

Aplicativo criado para possibilitar ganho de tempo, conforto e praticidade para as compras em supermercado. Consumidores compram na loja física, sem utilizar carrinho, carregar peso e ficar em fila. Basta apenas “bipar” os códigos de barra dos produtos desejados, criando um carrinho virtual.

2 – Biosolvit

Empresa de biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de novos materiais. Utiliza resíduos naturais para criar produtos. O principal deles é um absorvedor de petróleo e derivados para acidentes no mar ou em terra, recentemente testado pelo Instituto Cedre da França e considerado o produto mais eficiente para tratamento de vazamento de petróleo e derivados em todo mundo.

3 – Elbruus

Atua na robotização de processos através da plataforma como serviço: substituição por robôs de trabalhos que pessoas realizam em frente aos computadores, repetitivos, manuais e de baixo valor. “A ideia de atuar em Portugal é porque o país está apresentando suas credencias para o mundo da tecnologia, fomentando um ecossistema denso em oportunidades dentro da União Europeia e no resto do mundo”, explica Rogerio Benetti, CTO e cofundador.

4 – Fala, Cidadão!

Ferramenta para a gestão da cidade, um aplicativo 100% gratuito, que visa maior qualidade de vida e resolução dos problemas de forma ágil e direta, gerando economia de tempo, pessoas e equipamentos. Atua em mais de 40 cidades no Brasil e pretende se tornar um hub de serviços para a gestão pública.

5 – meuResíduo

Empresa de base tecnológica que desenvolveu software para a gestão de resíduos industriais. Tem como público-alvo companhias geradoras, transportadoras e destinadoras de resíduos. O modelo de negócio aplicado a esse software é no formato SAAS, baseado nas quantidades de resíduos gerenciados dentro do ambiente meuResíduo.

6 – Molegolar

Empresa de tecnologia voltada ao setor do Real Estate. Desenvolve projetos de arquitetura com uso de inteligência artificial para edifícios resilientes, a partir da modulação das unidades habitacionais. “A Apex-Brasil é uma parceira fundamental para a Molegolar. Não apenas pelo WebSummit, mas por diversas outras frentes que nos auxiliam. Como através do programa de internacionalização Startout Brasil (onde somos a única empresa presente em 3 edições). Também por nos disponibilizarem suas estruturas físicas para reuniões, em mais de uma cidade, como Miami e São Francisco nos EUA, por exemplo, também pelo respaldo da Apex para abrir portas para nós, conseguindo agendamento de reuniões com grandes players, recomendando a empresa. Eles são e foram essenciais no nosso processo de internacionalização”, relata Saulo Suassuna Filho, diretor.

7 – PagaTudo

Carteira digital, com foco no público gamer. Empresa lançada no WebSummit, disponibilizará seu produto no Brasil nas próximas semanas. Cliente poderá fazer compras e receber giftcards imediatamente, via app. Conta com parceiros como Blizzard, Steam, Google Play e Microsoft. 

8 – PEER2BEER

Utiliza a tecnologia como meio para empoderar pessoas a escolher a próxima geração de produtos, no caso cerveja. Através de plataforma digital, o homebrewer disponibiliza sua limitada produção de cervejas inovadoras fazendo um upload dela na plataforma, que se torna disponível aos consumidores. Estes escolhem as cervejas que querem degustar, receber em casa e avaliar. Os Beer experts (Beer sommeliers e Mestres cervejeiros) avaliam com uma crítica construtiva (enviada diretamente aos homebrewers) e atribuem uma nota ao potencial da cerveja degustada, ponderada com a nota dos consumidores, o que gera o ranking PEER2BEER. Ao final de cada ciclo, os melhores colocados se tornam aptos a entrar no programa de aceleração PEER2BEER, onde podem ser sócios da PEER2BEER, profissionalizando-se e se beneficiando da produção, distribuição e comercialização da PEER2BEER, passando a serem remunerados pelo que antes era um hobby ou um sonho.

9 – Science Play

Startup de Educação que oferta conteúdo científico diariamente para nutricionistas, médicos e personal trainers. Atua há um ano e meio no mercado. Reúne 750 assinantes pagantes e mais de 2 mil usuários. Objetivo da empresa é globalizar sua atuação: os conteúdos produzidos também são apresentados em língua inglesa.

10 – Shawee

Plataforma que apoia empresas na organização de hackathons, as maratonas hackers que ajudam empresas a propor soluções inovadoras, contratar talentos, posicionar-se de forma tecnológica e propor mudança de mindset. Principal organizadora deste tipo de evento no Brasil e única que conta com um software próprio de apoio, além de empresas trabalhando com instituições de ensino. “Lançamos oficialmente a Shawee no Brasil em 2016, atendemos empresas como Uber, SAP, IBM, Itaú. Temos hoje uma comunidade de talentos em tecnologia que fazem parte do nosso negócio e que já ultrapassa 10 mil pessoas distribuídas em 10 estados”, conta Rodrigo Terron, CEO.

11 – Shimejito

Startup early stage, que desenvolve tecnologia em IoT para automação de cultivos de cogumelos orgânicos com modelo descentralizado de produção. Público atual é formado por pessoas que desejam começar uma produção de alimentos orgânicos e podem optar por cogumelos Shimeji (cogumelo ostra) e também consumidores destes cogumelos (restaurantes e consumidores finais). A venda dos cogumelos é feita diretamente ao consumidor final pelo site. Fazem a ponte com novos produtores que utilizam um espaço de apenas 70m2 para produzir até 500kg/mês de cogumelos, através de sensores e controladores conectados a placas com tecnologia arduíno (IoT) para monitorar o crescimento, umidade e temperatura de nossas salas de cultivo.

12 – Sizebay

Oferece um conjunto de serviços e tecnologias que resolvem a complexidade de vender roupas pela internet, eliminando as dúvidas do tamanho e personalizando a experiência do consumidor para encontrar e comprar roupas de acordo com seu tamanho e perfil. Foco são lojas virtuais de moda. Tem mais de 120 clientes, entre eles grandes marcas como Marisa, Riachuelo, Nike, Levis. “A parceria com a Apex-Brasil está sendo maravilhosa. Além da oportunidade de virmos participarmos do maior evento de tecnologia do mundo (WebSummit), tivemos acesso ao networking de investidores, empresas e agentes do ecossistemas de startup de Portugal e a mentorias em internacionalização”, avalia Janderson Araujo, CEO.

13 – Upik

Startup que atua desde 2017 no segmento de arquitetura e decoração. Criou um modelo de consultoria online e entrega de soluções a clientes na hora. Disponibiliza um arquiteto para desenvolver em 2 horas um layout um 3D e lista de compras do projeto. Está desenvolvendo inteligência artificial para interação com consumidor mais instantânea e com grande escalabilidade.

14 – Xtrategie
Empresa que atua no mercado brasileiro e latino-americano há quase 10 anos. Atende empresas de variados ramos de atividade. O portfólio abrange serviços como inteligência competitiva, pesquisas de mercado, big data (avaliação de grandes volumes de dados para direcionamento nas tomadas de decisão) e desenvolvimento de sistemas e aplicativos sob medida. Criou o XBusiness, uma plataforma que engloba os módulos CRM (organiza processos de vendas e gestão de clientes, negócios, produtos, tabelas de preços, comunicação com e entre equipes, metas, agenda de visitas), gameficação (visa motivar os colaboradores da empresa a superarem as metas, mudarem suas atitudes) e promoção de vendas (auxilia as empresas a organizar a agenda de visitas a clientes, com check list de atividades que necessitam serem cumpridas).

Dicas para empreendedores se prepararem para o WebSummit em 2019, em Lisboa:

  • Dois meses de antecedência são suficientes para um planejamento com tranquilidade: trace um plano com objetivos e prepare uma agenda de ações.
  • O evento exige muita organização do participante. O WebSummit lança semanas antes do início do evento um aplicativo em que o visitante, ao se inscrever, pode organizar  agenda, contatos, marcar reuniões, selecionar palestras para assistir, mentoring, reuniões. É possível escanear contatos via QRCode dos crachás. Faça contatos prévios e convide visitas ao estande de sua empresa pelo aplicativo do WebSummit.
  • No estande, esteja pronto para apresentar o seu negócio de forma clara e rápida, em inglês e em português (em outras línguas, se possível), para gerar interesse em uma conversa aprofundada. Sorria e convide o público a saber mais. E, ao final do dia, comemore!
  • Produza panfletos e brindes (chaveiro, caneta, botton) para a marca viralizar no evento.
  • Domine o inglês. Se não fala inglês, não participe. Toda a comunicação visual da empresa no evento tem que ser em inglês. 
  • Para empreendedores com estandes de suas startups: prepare pitchs para investidores, potenciais clientes, parceiros de vendas e curiosos que nada conhecem do seu negócio.  O importante é impactar de forma rápida. Tente exibir uma demonstração ou vídeo de seu produto.
  • Prepare o seu pitch elevator memorizado e treinado (aquela apresentação de 30 segundos do seu modelo de negócio). Leve o pitch deck completo também em powerpoint para enviar aos interessados.
  • Ande com o notebook na mochila sempre, leve cartões de apresentação para uma troca rápida e captura de leads.
  • Não vá sozinho, especialmente se você for expor. Ter mais de um membro da equipe ajudará a não perder oportunidades de negócios.
  • O Night Summit (noites depois do eventos em bares, ruas e restaurante) é uma extensão do evento em que você pode apresentar o seu negócio ou encontrar um profissional que estava buscando.
  • Troque experiências com outras startups brasileiras que participaram do evento.
  • Cubra as ações de sua empresa durante os dias de evento em fotos, vídeos e conteúdos e compartilhe nas mídias sociais de divulgação.