Uma das maiores críticas ao sistema operacional Android é o fato de sua loja de aplicativos oficial, o Android Market, não fazer qualquer tipo de verificação quando da inclusão de novos apps, permitindo a entrada de softwares com códigos maliciosos. Diversas empresas que desenvolvem antivírus, como F-Secure e McAfee, alertaram ao longo de 2011 para o aumento na quantidade de malwares identificados para Android. Para resolver esse problema, o Google anunciou na última quinta-feira, 2, a adoção de um filtro que checa os novos aplicativos assim que eles são enviados pelos desenvolvedores para a loja. Batizada de "Bouncer", a ferramenta funciona automaticamente e vasculha os apps em busca de códigos maliciosos: spywares e cavalos de Troia, principalmente. O Google também está analisando todas as aberturas de contas de desenvolvedores, na tentativa de evitar a reincidência de criminosos.

O Google aproveitou o anúncio para criticar as empresas de antivírus e negar que tenha havido um aumento no número de malwares para Android em 2011. Segundo dados colhidos pela companhia, entre a primeira e a segunda metade do ano passado, a quantidade de novos códigos maliciosos descobertos teria caído 40%.