| Publicada originalmente no Teletime | Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 3, a estrutura do novo Ministério do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A pasta contará agora com uma Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, que terá como competência formular e articular propostas de aperfeiçoamento e simplificação da legislação relacionada a inovação, incentivos e benefícios fiscais a pesquisa, desenvolvimento e inovação, economia digital, startups e empreendedorismo inovador.

A secretaria também terá a competência para elaborar estudos, propor diretrizes, apoiar e promover políticas para o desenvolvimento e a adoção de tecnologias da economia digital, com foco no desenvolvimento de capacidades produtivas e no domínio nacional de tecnologias emergentes.

Dentro da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços terá um Departamento de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios, que irá propor, coordenar e implementar políticas para a transformação digital, a qualificação e para o desenvolvimento da economia digital e da nanotecnologia.

É neste departamento que estará a Coordenação de Serviços e Mercados Digitais, que entre outras atribuições, deve apresentar políticas para as plataformas digitais focadas na regulação econômica e na inovação. A coordenação terá como setores internos uma área focada em Promoção da Concorrência Digital e outra em Inovação em Tecnologias Digitais. A nova área do MDIC terá competências propor medidas e normativos para a promoção da concorrência nos mercados de serviços digitais e promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação na economia digital.