Nova pesquisa realizada pela empresa de segurança na nuvem Trend Micro aponta que a segurança corporativa voltada à mobilidade deve levar em consideração – para ser realmente efetiva – o cargo de cada executivo. Segundo o estudo, como cada colaborador, a depender de suas funções, tem acesso a um nível específico de informação, as ferramentas escolhidas têm de ir ao encontro dessa premissa.

Segundo o estudo, o maior desafio em termos de segurança são os usuários ocasionais – pessoas que têm acesso às informações da companhia, mas não são funcionários contratados – como prestadores de serviços, por exemplo.
Por outro lado, os principais executivos, por conta de sua alta visibilidade, são mais suscetíveis a ataques direcionados. Seus emails e informações armazenadas no device são de grande valia para spear-phishing e blackmail.

Por manipular dados de funcionários e informações substanciais referentes à propriedade intelectual, os gerentes devem ser vistos de forma semelhante no que se relaciona à política de segurança.

O relatório também apresentou uma avaliação dos quatro principais sistemas operacionais móveis: BlackBerry OS, Apple iOS, Windows Phone e Android. O levantamento mostrou que, como um grupo, as plataformas mais modernas proporcionam mais segurança que os sistemas operacionais tradicionais para desktop, quando são levados em consideração mecanismos embutidos, autenticação e proteção de dados.

Apesar de haver esse avanço na segurança, ainda há espaço para melhoras e os principais pontos que o gerente de TI deve considerar incluir, segundo o relatório, são as certificações de segurança, firewall para o aparelho e suporte para virtualização.

Analisados individualmente,foi possível notar que há sistemas mais maduros que outros. O BlackBerry segue sendo o device móvel mais confiável, destacando-se em quesitos como autenticação, varredura de device, firewall para o device e certificações de segurança. Em seguida, vem o iOS, que apresenta melhores índices de segurança embarcada. Em terceiro lugar vem o Windows Phone, e em quarto, o Android.