A tecnologia avança rapidamente. Para acompanhá-la, diversas grandes empresas criaram nos últimos anos laboratórios para testar novidades e pensar em inovações. É o caso da fornecedora sueca de soluções corporativas IFS, conhecida pelas suas aplicações de ERP e gerenciamento de equipes de campo. Ela tem uma unidade chamada IFS Labs, que vem há alguns anos experimentando novas tecnologias. Algumas são descartadas e outras viram produtos, como seu chatbot Aurena, que começou a ser construído em 2014, antes portanto do boom dos bots que veio dois anos depois.

Em Atlanta, esta semana, durante a sua conferência mundial, a IFS apresentou alguns dos projetos atuais do seu laboratório de inovação. Um deles é levar a robô Aurena para dentro de assistentes de voz, como Cortana, Alexa e Google Home. A primeira experiência está sendo feita com o Cortana e a plataforma LUIS, da Microsoft. Dois clientes corporativos estão testando a novidade: Volac e Beijer. Através de comandos de voz, conseguem ter acesso à plataforma de ERP da IFS e realizar operações, como marcar férias ou incluir dados sobre um determinado projeto. Bas de Vos, diretor do IFS Labs, explica que ainda é preciso descobrir em quais situações seria mais fácil usar a interface de voz ou de texto com a Aurena. Ele discorda, porém, da afirmação de que os bots vão matar os apps no futuro.

“Não acho que os bots vão substituir os apps móveis. Há papel para cada um deles. E os chatbots vão ficar mais visuais com o tempo. Vou poder pedir para ‘ver’ a previsão do tempo a um bot, por exemplo. Talvez essas duas interfaces se juntem. Talvez o bot abra um app. Mas uma coisa é certa e não muda: uma imagem ainda fala mais do que 1 mil palavras”, comentou, em entrevista para Mobile Time.

A versão com interface por texto da Aurena Bot já virou produto e está disponível através da web e do Skype. A versão por voz com a Cortana ainda não tem data para ser levada para mais clientes além dos dois primeiros que participam dos testes e segue restrita ao IFS Labs.

VR e AR

Além disso, a IFS está experimentando aplicações de realidade virtual e aumentada. No evento, foi apresentada uma demonstração de uma solução de “gêmeo digital”, em que é possível controlar uma máquina real através de um modelo virtual em 3D, usando um óculos de realidade virtual. Outra demonstração é de realidade aumentada para serviços de manutenção: com o Holo Lens, da Microsoft, o técnico recebe informações sobrepostas à imagem da realidade à sua volta, incluindo instruções visuais e sonoras sobre como deve proceder com um conserto.