As montadoras Mercedes-Benz Mobility e BMW Group anunciaram nesta terça-feira,3, que pretendem vender a joint venture de car sharing SHARE NOW para Stellantis. As três empresas assinaram recentemente um acordo e concordaram em não divulgar os detalhes da transação.

A SHARE NOW é uma plataforma de compartilhamento de carros premium criada em 2019. Com a aquisição, a Stellantis, a partir de sua subsidiária Free2move, tem a oportunidade de expandir ainda mais o compartilhamento de carros na Europa.

O acordo está sujeito à aprovação das autoridades antitruste.

As razões de Mercedes e BMW

A ideia é que Mercedes e BMW devem se concentrar em outros dois negócios: o FREE NOW (Android, iOS, aplicação de multimobilidade, e o CHARGE NOW (Android, iOS), de serviços digitais relacionados com o carregamento de veículos elétricos.

FREE NOW é uma plataforma digital Mobility as a Service que atua na Europa. Atualmente, conta com cerca de 180 mil veículos cadastrados em mais de 150 cidades por meio de sua rede de parceiros. Com um clique, os usuários podem acessar e-scooters a e-bikes, e-mopeds e compartilhamento de carros a táxis e veículos com motorista. O app conta com 56,8 milhões de usuários e, no primeiro trimestre de 2022 as transações no FREE NOW aumentaram em 31,4% ano a ano.

No caso do CHARGE NOW, o app permite que o condutor de veículos elétricos veja as estações de carregamento e os custos de cada uma delas em 31 países europeus. Ao todo, são mais de 300 mil pontos na Europa.