A Mercedes-Benz e a TruckPad (Android) fecharam parceria neste mês que torna a montadora sócia da start-up de logística. Desde o programa de aceleração Startup Autobahn, de 2016, as duas empresas já possuíam uma parceria estratégica, mas, agora, firmam uma sociedade cujo intuito é fornecer mais informações dos caminhoneiros à gigante alemã.

A ideia da Mercedes é que o TruckPad seja um canal que permita aos motoristas comprarem peças e serviços de suas boleias. Outra vantagem é o seu vasto banco de dados, com opiniões e sugestões dos profissionais que podem ser usadas por indústrias do setor automobilístico.

Vale lembrar que o app criado pelo empresário Carlos Mira conecta o caminhoneiro à carga. Estima-se que os profissionais possam faturar até 50% mais quando utilizam o aplicativo para localizar um próximo frete. Atualmente, o TruckPad tem mais de 600 mil downloads e 8 mil empresas em sua carteira de clientes.

Os valores relacionados à sociedade não foram informados.

Análise

Independentemente do tamanho da participação acionária adquirida pela Mercedes Benz, o fato de uma montadora internacional investir em uma start-up brasileira carrega uma importância simbólica relevante. Claro que pesou o tamanho do mercado brasileiro de transporte de cargas em rodovias, um dos maiores do mundo. Mas não deixa de ser também uma demonstração da vitalidade do mercado brasileiro de start-ups e que pode servir de exemplo positivo para que outros investidores internacionais, das mais variadas verticais, aportem aqui.