O Mercado Pago (Android, iOS) chegou a 45 milhões de usuários únicos no final do primeiro trimestre de 2023, um aumento de 24% contra 36 milhões do mesmo período um ano antes. São consumidores que usam ao menos um dos serviços da empresa. De acordo com o relatório financeiro divulgado pelo Mercado Livre nesta quarta-feira, 3, o crescimento foi puxado por um aumento no engajamento das contas digitais nos principais mercados.

A plataforma financeira registrou 1,8 bilhão de transações no mesmo período contra 1 bilhão do primeiro trimestre em 2022, uma alta de 72% na comparação ano a ano. Somando o todo da operação (adquirência e contas digitais), o Mercado Pago registrou US$ 37 bilhões em volume transacionado, um incremento de 48% contra US$ 25 bilhões de um ano antes.

As contas digitais colaboraram para uma movimentação de US$ 13 bilhões contra US$ 8 bilhões do mesmo período em 2021, um aumento de 62,5%. A quantidade de usuários da carteira subiu 20% no ano a ano, de 20 milhões para 24 milhões de consumidores. E o negócio de adquirência passou de US$ 17 bilhões para US$ 24 bilhões, alta de 41%, devido ao aumento do uso de pagamentos online, do QR Code na Argentina (mais que o triplo) e avanço da oferta de maquininhas de cartão no México e Chile.

Em outra ponta financeira do Mercado Livre, o Mercado Crédito chegou a US$ 3 bilhões em seu portfólio, um incremento de 25% contra US$ 2,4 bilhões de um ano antes, uma vez que o México tem crescido a taxas mais altas que Brasil e Argentina.

Somando os resultados de adquirência, contas digitais e crédito, a operação financeira do Mercado Livre chegou aos US$ 1,3 bilhão de receita líquida no primeiro trimestre de 2023, um incremento de 40% contra US$ 971 milhões do mesmo período em 2022.

Mercado Livre

No volume total de mercadoria transacionada, o marketplace do Mercado Livre chegou a US$ 9 bilhões, incremento de 20% contra US$ 7,5 bilhões do primeiro trimestre de 2022. Ao todo, 309 milhões de produtos foram vendidos e 307 milhões enviados. O total de pagamentos realizados no e-commerce chegou a US$ 10 bilhões, 25% de aumento contra US$ 8 bilhões de um ano antes.

Se considerar o consolidado das operações do mercado, o TPV chegou a US$ 37 bilhões, 50% de aumento ante US$ 25 bilhões do primeiro trimestre de 2022. A receita total da companhia passou de US$ 2 bilhões para US$ 3 bilhões, em um crescimento também de 50%. Os gastos operacionais subiram 17% de US$ 934 milhões para US$ 1,1 bilhão. E o lucro líquido triplicou de US$ 65 milhões para US$ 210 milhões.

A empresa destacou ainda que chegou a 100 milhões de usuários ativos no primeiro trimestre de 2023 em seu ecossistema, alta de 23% ante 81 milhões de usuários de um ano antes.