O Mercado Pago (Android, iOS) terminou o primeiro trimestre de 2022 com incremento de 107% de lucro, total de US$ 971 milhões contra US$ 467 milhões do mesmo período no ano anterior. De acordo com o relatório financeiro divulgado na noite desta quinta-feira, 5, o volume transacionado de pagamentos na plataforma foi de US$ 25 bilhões, alta de 81% contra US$ 15 bilhões do mesmo período em 2021.

A companhia ainda registrou que US$ 17 bilhões do montante de pagamentos são de usuários que não estão no Mercado Livre, um aumento de 132% ante US$ 12 bilhões do primeiro trimestre de 2021.

No operacional, a maquininha de cartão Point registrou 1,1 milhão de vendas no trimestre, aumento de 72% ano contra ano; os pagamentos online cresceram 54% com vendas por links e checkout online; e as vendas com QR mais que dobraram.

Em usuários únicos, a empresa terminou o ano com 36 milhões de consumidores, um crescimento de 33% comparado com os 27 milhões do ano anterior.

Em outra frente de negócios da companhia, o Mercado Crédito, a carteira de crédito terminou o período com US$ 2,4 bilhões contra US$ 576 milhões de um ano antes, o que representa um aumento de 316%, um movimento puxado pela expansão de portfólio e execução de crédito. Contabilizando empréstimos em comerciantes online, comerciantes em loja física, consumidores e cartão de crédito, a frente de crédito terminou o primeiro trimestre com 10 milhões de usuários com empréstimos ativos.

Geral

Na soma de todas as frentes de negócios, o Mercado Livre teve receita líquida de US$ 2,2 bilhões, um aumento de 36% contra US$ 1,3 bilhão do primeiro trimestre de 2021. Os gastos operacionais saltaram de US$ 500 milhões para US$ 934 milhões. Por sua vez, o lucro líquido foi de US$ 65 milhões, um incremento significativo ante o prejuízo de US$ 34 milhões do ano anterior.

A quantidade de usuários únicos da plataforma saltou de 70 milhões para 81 milhões, alta de 15%.

Importante dizer que os resultados consideram os dados consolidados do Mercado Livre, ou seja, das operações em Argentina, México e Brasil.