Gerar instalações de um app é fácil: basta investir em campanhas de publicidade móvel através de adnetworks mundo afora. Difícil é conquistar usuários engajados, que de fato venham a utilizar o aplicativo baixado. A otimização de campanhas de publicidade móvel para apps é o serviço prestado pela Jampp, plataforma criada em 2013 em Buenos Aires e Londres e que chega este ano ao Brasil, com um escritório e executivos locais.

A Jampp se posiciona entre o app anunciante e 150 ad networks e 18 ad exchanges móveis de real time bidding (RTB) às quais está integrada. Seu papel é direcionar o investimento de mídia para onde há melhor retorno para o anunciante em termos de engajamento. Uma vez feita a instalação do app anunciado, a Jampp faz o acompanhamento da sua utilização pelo usuário. Desta forma, consegue medir quais canais conquistaram usuários mais ou menos engajados, melhorando a eficiência das campanhas seguintes. A plataforma também facilita campanhas de retargeting, para incentivar um usuário que já tenha o app instalado a efetivamente utilizá-lo. Isso é feito através do número de identificação de publicidade presente em cada aparelho e fornecido pelos sistemas Android e iOS, que, na prática, desempenha o papel dos cookies nas páginas web.

Atualmente a Jampp cobra dos anunciantes por instalação (CPI), mas, como descrito, é uma instalação que vai ficando cada vez mais assertiva, conquistando usuários melhores. Eventualmente, no futuro, a empresa considera a possibilidade de cobrar por ação (CPA), em vez de por instalação. "A maioria dos apps são novos e ainda precisam construir um histórico de uso, uma base de números, para que possamos evoluir o modelo para CPA", explica Carolina Palma, gerente de novos negócios da empresa no Brasil.

Os aplicativos que mais se interessam pelo trabalho de plataformas como a Jampp são aqueles que realizam vendas de serviços ou de produtos. É o caso de apps de táxi, de delivery de comida e de comércio móvel em geral. Entre os clientes da Jampp na América Latina estão OLX, Privalia e Decolar.com.

A Jampp realiza em média 800 campanhas que geram 3 milhões de instalações de apps por mês no mundo.