Campanhas por CPA (custo por ação) fazem bastante sucesso no marketing móvel do mundo inteiro: o canal é remunerado quando a campanha gera uma ação do consumidor, como preencher um cadastro ou realizar uma primeira compra. Mas antes de rodar campanhas por CPA é fundamental realizar outras mais simples, de instalação (CPI), por exemplo, e estudar o comportamento do usuário. Isso faz com que a campanha de CPA seja mais assertiva e eficiente. É o chamado “full funnel marketing”, como explica a head de estratégia da Rocket Lab no Brasil, Fernanda Faria, em conversa com Mobile Time.

Fernanda Faria, head de estratégia da Rocket Lab

A executiva relata o caso de uma rede de supermercados que costumava fazer muitas campanhas por CPA pagando quando gerava compras. A Rocket Lab propôs dar um passo atrás e fazer primeiro campanhas de instalação, e analisando o comportamento subsequente do consumidor. “Qual o perfil do usuário que instalou o app? O que ele fez depois? Ele desinstalou? Usou ou não cupons de desconto? A partir desses dados, montamos uma estratégia mais adequada para CPA”, detalha.

Essa estratégia acaba afetando a definição dos criativos e também dos canais, destaca. Como resultado, conseguiram aumentar em quatro vezes a aquisição de novos usuários e em sete vezes o volume de compras. “A performance ficou muito melhor quando comparado com campanhas puramente de CPA”, afirma.

Segundo Faria, o investimento das marcas em mobile marketing no Brasil aumentou no primeiro trimestre deste ano. A Rocket Lab trabalha principalmente com clientes que são “app first”, ou seja, para os quais o app é o canal prioritário de contato com o consumidor final. Em fevereiro deste ano, a Rocket Lab rodou 20 campanhas no Brasil, com 14 clientes ativos, dentre os quais: iFood, Natura e Will Bank.

Ilustração no alto: Nik Neves