Tim Cook, CEO da Apple, destaca o novo iPadOS para a plateia de desenvolvedores do WWDC

A Apple apresentou grandes novidades para seu ecossistema móvel: um sistema operacional para tablets, o iPadOS; a versão 13 do iOS; e a sexta versão do watchOS. As ferramentas e as atualizações da companhia foram anunciadas aos desenvolvedores Apple nesta segunda-feira, 3, no San Jose Convention Center, Estados Unidos, durante o WWDC 2019.

iPadOS

Os tablets da Apple ganham uma variação do iOS para diferenciar sua experiência daquela dos iPhones. Agora, os iPads ganham um OS muito mais parecido com o MacOS, com funções de gerenciamento de downloads, suporte para cartões SD e pen-drives, organização de pastas em colunas e acesso às páginas desktop na web, porém sem perder a capacidade móvel, como Home Screen remodelada com novos widgets, uso de múltiplos arquivos e apps no modo multi janela, edição de texto com gestos de mãos, modo escuro e redução de latência no uso da Apple Pencil de 20 para 9 m/s.

WatchOS

Em sua sexta edição, o sistema operacional para Apple Watches ganha acesso à App Store pela primeira vez. Agora, os usuários poderão baixar apps diretamente para seus relógios, sem a necessidade de tê-los pareados com seus iPhones, por exemplo. O OS também ganha novas faces customizáveis e aplicativos nativos, calculadora, gravador de voz, audiobooks e apps de saúde para alertar sobre locais com possíveis danos à audição, mostrar tendências em seus exercícios e acompanhamento de períodos menstruais para mulheres.

iOS 13 

Por sua vez, o sistema operacional para iPhones ganha o tão aguardado Dark Mode (modo escuro, na tradução livre em português). Agora, os usuários poderão usar apps e navegar em seus handsets com baixa luminosidade na tela. O iOS 13 também apresenta novidades em edição de fotos e customização de emojis. A atualização do OS traz melhorias como atualizações de apps 50% menores e 60% mais rápidas que o iOS 12, além de abertura de apps duas vezes mais rápida. Tim Cook, CEO da Apple, informou que a base instalada da Apple tem 85% de seus usuários com a última versão do iOS 12, enquanto no Android Pie (9.0) são apenas 10%.

Sign in with Apple 

Em segurança, a novidade foi o botão Sign-In With Apple, uma alternativa para pessoas que querem proteger suas informações em redes sociais. No lugar de assinar um serviço ou entrar em um app com login do Facebook e Google, a pessoa seleciona o botão da Apple e faz o acesso usando sua senha ou FaceID. Se um e-mail for pedido pelo serviço, o usuário pode optar por dar um e-mail randômico.

Outro detalhe da atualização do iOS 13 é a remodelação do Maps. Chegando até o final do ano para usuários dos EUA e em 2020 para outros países, o app de navegação teve 4 milhões de milhas (6,5 milhões de km na conversão) mapeadas com veículos em ruas e estradas com tecnologia Lidar (radar e laser). Nesta versão, o aplicativo ganha funções como lugares favoritos, coleção e o modo de rua em 3D.

MacOS

Batizado de Catalina, o novo MacOS traz funções e integrações com os sistemas operacionais móveis da Apple. Agora, o iOS terá a função tempo de tela, por exemplo. Contudo, a principal novidade é a revitalização do iTunes, que vira três apps nos PCs: Apple Music, Apple Podcasts e Apple TV. O MacOS também ganha uma sincronização com iPad e iPhone mais simples, que ficará agora na barra de tarefas. Além disso, iTunes abre outras funcionalidades como e-mails e notas. Outras novidades são: uso do iPad com segunda tela do Mac, inclusive usando o Apple Pencil; controle de voz no iOS e Macs para pessoas com problemas de mobilidade com a possibilidade de controlar os dispositivos por completo usando apenas a voz; e função Find My que usa sinais de Bluetooth para achar Macs que estão perdidos.

Disponibilidade

Todos os sistemas operacionais estarão disponíveis para o usuário final no terceiro trimestre de 2019. Vale frisar: o MacOS Catalina funciona em Macs fabricados a partir de 2012; o iPadOS funciona em dispositivos a partir do iPad 2 Air, iPad Mini 4 e iPad da quinta geração; o WatchOS funciona em todos os relógios, mas o handset a ser pareado precisa um iPhone 6S ou acima e ter o iOS 13 instalado; e, como dito anteriormente, o iOS 13 chega para iPhones a partir do modelo 6S.