Craig Federighi, vice-presidente sênior de software da Apple, apresenta as novidades no Swift

A Apple apresentou nesta segunda-feira, 3, uma série de novidades para os desenvolvedores em seu ecossistema. Durante a WWDC, conferência para profissionais que criam soluções para dispositivos e sistema da companhia, mostrou ferramentas atualizadas para realidade aumentada (AR), machine learning, nova interface gráfica de codificação, criação de apps integrada, além de APIs e SDKs.

SwiftUI e Xcode 11

Um dos principais avanços na atualização do ecossistema da Apple para desenvolvedores é com relação à codificação. Com 450 mil aplicativos na App Store com seu código, o Swift ganhou uma nova interface de usuário para criação de apps, o Swift UI. Nela, os profissionais podem criar apps e ver suas alterações em tempo real, inclusive usando o novo modo noturno do iOS 13. Outra vantagem é que agora a criação de apps pode ser feita com menos códigos e as prévias de apps podem ser rodadas em diversos dispositivos da Apple, como iPhone, iPad, iPod touch, Apple Watch e Apple TV.

Realidade Aumentada

Em AR, a Apple trouxe a atualização de seu pacote de funcionalidade ARKit. Em sua terceira edição, o ARKit3 faz a captura de movimentos, integração de pessoas com design em 3D e criação colaborativa. Com RealityKit e Reality Composer, os profissionais poderão criar cenários e objetos 3D. A primeira ferramenta comercial mostrada com os novos kits de AR é o jogo Minecraft Earth, que permite a utilização de realidade aumentada em cenários do jogo e inclusive colocar o jogador dentro do universo do game.

iPad no Mac

Outro destaque da WWDC foi a busca da interação dos tablets da Apple com seus computadores pessoais. Por meio do novo Project Catalyst, a companhia espera atrair desenvolvedores para integrar apps do iPad com o Mac. Desse modo, os especialistas podem criar apps que atuem em múltiplos dispositivos, inclusive usando Apple Pencil, teclado, mouse ou trackpad.

APIs

A companhia norte-americana apresentou ainda uma série de kits e APIs para facilitar a criação de aplicativos para seus dispositivos. No Apple Watch, uma API permite que usuários acessem os seus serviços de streaming direto no relógio inteligente. No Apple ID, o novo botão de assinatura Sign-In With Apple permitirá acesso a uma funcionalidade antifraude, confirmando que aquela pessoa é real. Também há novidades no PencilKit, SiriKit, MapsKit e Metal.

Core ML e Create ML

O Core ML e o Create ML também foram atualizados. Essas ferramentas de criação baseada em machine learning ganham 100 novos modelos que podem ser incorporados em apps. No Core ML é possível adicionar modelos com visão computacional profunda, linguagem natural de texto e de voz. Por sua vez, o Create ML permite criar apps com aprendizado de máquina sem a necessidade de digitar códigos. Outro destaque em ML é que as tecnologias podem ser incorporadas em apps para o Apple Watch, de modo que seja possível treinar modelos para tornar os aplicativos do relógio mais inteligentes.

Inteligência Artificial e IoT

Outro quesito apresentado no evento no San Jose Convention Center nesta segunda-feira foram novidades em inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT). A Siri recebeu uma função para sugerir automatização de rotinas em seu atalho (Siri Shortcuts). A Assistente digital também ganhou uma voz mais natural, desenvolvida com um novo sistema neural de texto para voz (Neural Text-to-Speech ou NTS). Ainda se destaca um novo modo de controle de voz dos sistemas operacionais da Apple para pessoas com dificuldades de locomoção.

O Apple CarPlay, por sua vez, recebe uma atualização em seu painel para interagir com músicas, calendário, Siri e mapas, por exemplo. Com isso, a solução permitirá integração com apps de terceiros. Pandora e Waze já estão confirmados no sistema que integra os painéis de carros. De acordo com a Apple, 90% dos carros que chegam às ruas dos EUA e 75% dos carros novos no mundo estão habilitados a se integrar com CarPlay.

O alto-falante inteligente da Apple, HomePod, também ganhou atualização. Agora, o usuário pode aproximar seu iPhone da caixa de som para transmitir a música que está tocando ou conversar por telefone via HomePod. Em AirPods, a Siri passa a ler mensagens em tempo real. O fone Bluetooth também ganha compartilhamento de música entre amigos.

Disponibilidade

Todas as novidades chegam para os desenvolvedores a partir desta segunda-feira, 3. Também estarão disponíveis o acesso aos novos sistemas operacionais da Apple: iOS 13, WatchOS 6, MacOS Catalina e o iPadOS. E o novo Minecraft Earth chega exclusivamente aos usuários de iOS no meio do ano.