A BinarioMobile foi responsável pela migração dos usuários de BlackBerry do Grupo Estado, os quais passaram do antigo sistema de correio eletrônico Exchange 2003 para a nova versão Exchange 2010. A mudança ocorreu em um único domingo, e foi efetuada com sucesso. O novo sistema já está em uso pelos funcionários do grupo.

O desafio era garantir o funcionamento da plataforma de mobilidade corporativa e dos serviços de BlackBerry Enterprise Server (BES) sem causar impacto aos serviços da empresa. O percentual de usuários de BlackBerry no Grupo Estado é relativamente pequeno (cerca de 120, em meio a mais de três mil caixas de email), mas se concentram principalmente na Agência Estado, que fornece informações em tempo real sobre o mercado financeiro e as bolsas de valores. Por isso, qualquer problema ou atraso no envio de dados poderia impactar no negócio e gerar perdas aos clientes, segundo explicou Luciane Yuri, coordenadora de operações do Grupo Estado. 

O processo foi iniciado com um teste em contas de e-mail configuradas em aparelhos BlackBerry, e o sincronismo e envio de mensagens tiveram resultado positivo. Após a migração do usuário de administração para o Exchange 2010, os serviços foram reiniciados e seguidos por novos testes no ambiente. Segundo Luciane, todas as etapas foram realizadas com sucesso. Em termos financeiros, o contrato com a Binário foi fechado levando-se em conta as horas de serviços prestados. Além de fazer a migração do sistema, a BinarioMobile também foi contratada para fazer o upgrade do BES e prestar serviços de consultoria e treinamento ao Grupo Estado.

Entre as vantagens da nova plataforma destacadas por Luciane estão a possibilidade de uma melhor gestão dos dispositivos móveis, com controle sobre vírus ou mesmo a possibilidade de apagar arquivos remotamente em caso de perda ou roubo do dispositivo.