Em um fim de semana, fomos ao parque e usamos o telefone celular para gravar um vídeo em HD. Logo depois, o compartilhamos com os amigos dentro de uma rede social. Em seguida, vieram os comentários e os “likes”. Mais tarde, fizemos download de músicas para ouvirmos no carro, enquanto dirigíamos em direção a nossa casa. Paramos numa loja para comprar uma lâmpada nova e fizemos uma ligação com o objetivo de pedir ajuda para decidirmos a melhor cor e modelo antes de chegar ao caixa. Nessa loja, utilizamos cupons de desconto que fizemos o download via telefone celular no momento de pagar a conta.

Há alguns poucos anos, um dia assim – com conexão móvel – não seria possível. Afinal, os serviços requeriam uma grande quantidade de dados e uma resposta instantânea só podia ser  prevista por um computador ligado a uma rede fixa em casa. Nessa época, os telefones móveis estavam limitados apenas a uma conexão de internet de baixa capacidade. Graças à evolução das redes móveis, é possível navegar de qualquer smartphone ou tablet em um ritmo superior do que nos fornece uma banda larga.

O último elo dessa evolução de redes móveis é a 4° geração. Nesse contexto, vale destacar a  LTE (Long Term Evolution), cujo padrão já tem sido selecionado pela maior parte das operadoras móveis, com o objetivo de  transferir os usuários das atuais redes CDMA EVDO e 3G HSPA para uma internet móvel de alta velocidade.

As instalações e lançamentos dessa tecnologia já estão acontecendo na América Latina e os países maiores como México, Brasil, Colômbia e Chile vão se beneficiar durante o ano de 2013.

De acordo com a 4G Americas, LTE “chegará a velocidades de download de até 100 megabits por segundo (mbps) e velocidades de upload de mais de 50 mbps”, com uma tecnologia baseada no protocolo de internet (IP) e que pode se apoiar em outras tecnologias como a Wi-Fi e femtocells para conseguir uma cobertura total. Para fazer um comparativo, a média nos lares da América Latina é de 10 megabits por segundo para uma conexão fixa à Internet e compartilhada por vários usuários. Por esse motivo, com a LTE, mesmo tendo uma velocidade final de 30 mbps, haverá uma mudança notória e significativa no tipo de aplicativos e tarefas que o usuário móvel poderá acessar via celular.

O mapa de redes LTE está crescendo no mundo inteiro. De acordo com a Global Mobile Suppliers Associations (GSA), atualmente existem 163 redes comerciais em 67 países. Desde o norte da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Ásia, as operadoras móveis têm adotado a tecnologia. A Gemalto apoia em grande parte esses lançamentos comerciais.

As operadoras móveis têm um benefício imediato ao adotar esta tecnologia, já que a LTE conta com uma arquitetura eficiente que permite baixos custos de operação, com serviços de dados mais econômicos.

De acordo com a Ovum Research, “a importância desta tecnologia pode ser observada quando se considera que a quantidade de assinantes de banda larga móvel crescerá perto de 1000% até 2014 e terá mais de dois bilhões de usuários, gerando lucro anual de US$137 bilhões”.
 

A instalação da tecnologia LTE representa uma mudança importante e um investimento significativo para as operadoras móveis, já que todos os elementos da rede móvel precisam ser modificados ou substituídos totalmente. Os diferentes fornecedores de cada elemento de uma rede LTE, desde a infraestrutura interna, antenas, telefones e serviços, oferecem soluções confiáveis  e eficientes para se ter redes funcionando num período curto de tempo. Na Gemalto, contribuímos com a LTE desde a criação de suas normas, modificando o elemento que conecta o usuário de maneira segura.

O chip SIM evoluiu e agora conta com uma conexão de alta velocidade para as plataformas de suporte baseado no protocolo de Internet HTTP. Dessa forma, as configurações e aplicativos necessários para gerenciar a conectividade estão sempre atualizados.

Da mesma forma, a plataforma para o gerenciamento remoto (OTA) evoluiu e você pode se conectar ao cartão SIM por meio de HTTP e atualizar seu conteúdo.Para novos aplicativos, como o NFC e M2M, isso permite contemplar casos de uso que há algum tempo não seria possível realizar por utilizar mensagens curtas (SMS). Esses aplicativos permitiram às operadoras móveis abrir novos mercados nos campos de e-commerce e pagamentos móveis, telemetria e controle, nos quais os aplicativos poderão ser descarregados de forma segura dentro do chip SIM ou do seu perfil modificado inteiramente, caso seja requerido de maneira imediata.

Muitas aplicações novas e usuários serão beneficiados com a chegada das redes LTE, não apenas para divertimento, mas também em outros itens como a telemedicina e pagamentos móveis. Isso tornará as nossas vidas mais seguras e com aplicativos mais confiáveis. Essa evolução representa apenas o início do que uma rede de alta velocidade pode trazer e faz parte agora do seu caminho.