Não é à toa que os anunciantes estão investimento mais em publicidade móvel nos EUA, conforme revelou estudo da eMarketer esta semana. O tempo que os usuários norte-americanos passam na frente da telinha do smartphone interagindo com aplicativos móveis aumentou 65% em dois anos, passando de 18 horas e 18 minutos por mês no quarto trimestre de 2011 para 30 horas e 15 minutos por mês no quarto trimestre de 2013. A constatação foi feita pela Nielsen através de uma pesquisa com 5 mil donos de smartphones Android e iOS que têm instalado o Mobile NetView 3.0 em seus aparelhos, um software que envia dados de uso para a Nielsen.

A quantidade de aplicativos usados por mês não aumentou na mesma proporção nesse intervalo de tempo. Eram 23,2 apps em 2011 e passou a ser 26,5 em 2013. Ou seja, embora passem mais tempo com apps, os consumidores não aumentaram tanto assim a variedade de títulos que acessam por mês.

Há variações de acordo com a faixa etária, obviamente. O grupo que passa mais tempo com apps é aquele entre 18 e 24 anos: 37 horas e seis minutos por mês. E quem usa mais apps diferentes por mês é a pessoa entre 25 e 44 anos: 29 apps. Os norte-americanos com mais de 55 anos que têm smartphones passam 21 horas por mês interagindo com apps.

Categorias

Aplicativos de redes sociais e de busca concentram mais de um terço do tempo dos consumidores dos EUA com apps, respondendo por 11 horas por mês, em média. A categoria que registrou o maior crescimento em um ano foi a de fotografia, com um aumento de 34 minutos por mês.