A receita das operadoras móveis com serviços de valor adicionado (SVAs) voltou a crescer no segundo trimestre deste ano. O segmento vem apresentando um crescimento mensal de um dígito. É o que relata Rodrigo Dienstmann, CEO da Mobicare, empresa que fornece a plataforma de entrega de serviços (SDP, na sigla em inglês) da Claro e da Oi. Hoje, a plataforma de SDP da Mobicare gerencia mais de 50 milhões de assinaturas de serviços digitais por mês em planos pré, pós e controle, somando as duas teles.

O crescimento acontece depois de um período turbulento em que o serviço chegou a ser ameaçado pela Anatel de ter sua inclusão na fatura proibida, em razão do grande número de reclamações, muitas delas sobre cobrança indevida. Todas as operadoras tomaram uma série de medidas para resolver o problema, como a redução do portfólio, cortando serviços de baixa qualidade; contratação de auditorias externas; e internalização de todo o ciclo de vida de uma assinatura, desde a sua ativação até o seu cancelamento, usando, em geral, plataformas de SDP, como a provida pela Mobicare.

“Com SDP o executivo de telecom vê diariamente a receita, as reclamações por canal e por serviço etc. Ele realmente está pilotando esse avião. Antes ele era um passageiro no próprio avião e que só descobria o destino quando pousava”, compara Dienstmann. Por muito tempo, as teles não tiveram o controle total e transparente dos SVAs que eram vendidos por parceiros, delegando a alguns destes tarefas como a ativação de clientes.

Segundo Dienstmann, agora as operadoras estão se sentindo confortáveis para lançarem novos serviços digitais e para fazerem campanhas para promovê-los, sem receio de um aumento das reclamações.

“Entramos nessa área (SDP) diante da necessidade de as teles botarem ordem em SVAs. O futuro das operadoras passa por ter uma oferta de serviços digitais consistente. É um mercado extremamente dinâmico. Serviços e provedores nascem e morrem todos os dias. A operadora tem que lidar com uma velocidade grande de mudanças. Precisa de plataforma ágil e resiliente. O SDP é a plataforma que cuida de todo o ciclo de venda e de vida do serviço. O cliente compra, a plataforma valida essa compra, ativa o serviço, cobra na conta, provê a gestão completa”, relata o CEO da Mobicare.

Dienstmann prevê que uma próxima fase consistirá na oferta de serviços digitais para clientes de telefonia e banda larga fixa e também para clientes corporativos, com gestão pela plataforma de SDP. Ele prevê, por exemplo, serviços de segurança e de provisionamento de VPN para funcionários que trabalham remotamente.