A Máxima Tech é uma empresa responsável por soluções móveis para força de vendas, e-commerce, trade marketing e logística para a cadeia de abastecimento. Seu aplicativo maxPromotor (Android, iOS) tem como princípio facilitar a gestão da equipe de promotores de venda e o trabalho desse profissional localizado nos pontos de venda. Entre os recursos, o app permite um maior controle das localizações dos promotores de venda por meio do GPS, além de facilitar as tarefas do dia a dia. A Indústria Química Santo Antônio (Inquisa), fabricante de produtos de limpeza e saneantes, de Nova Iguaçu/RJ, registrou um aumento de 40% na produtividade desses profissionais a partir de um controle mais assertivo dos promotores nos 200 PDV onde opera diretamente com o uso do maxPromotor.

“Alguns de nossos clientes nos disseram que depois do app dobraram a produtividade”, diz Thiago Cabral, gerente comercial da MaximaTech.

Como funciona

Thiago Cabral, gerente comercial da MáximaTech. Foto: divulgação

O promotor de vendas trabalha dentro do PDV. Ele é responsável pela colocação e reposição dos produtos da indústria para a qual trabalha, averiguação de estoque, checagem de data de validade dos produtos, por conferir os concorrentes –  para se certificar de que seu produto está aderente ao preço do mercado -, além de fazer uma série de relatórios. O aplicativo surgiu para eliminar os procedimentos que antes eram feitos em papel ou de maneira informal pelo WhatsApp. O maxPromotor consegue monitorar a jornada do profissional por meio de GPS, fazer books de fotos diretamente pelo app do antes, como está a execução e do depois nas gôndolas. “A indústria cobra essa verificação. O promotor de vendas tira a foto direto pelo aplicativo e a imagem sai com data e marca d’água para que vejam quando a foto foi tirada. A foto fica salva no sistema, sai do celular do profissional, o que garante a confiabilidade dos dados”, explica o gerente de vendas.

“Algumas indústrias têm times de cinco a 10 promotores, mas há quem tenha 500. A dificuldade de acompanhar todos eles é grande”, explica Cabral.

Como modelo de negócio, a MaximaTech usa o SaaS, de acordo com o número de usuários, com o cliente podendo pagar a licença de uso mensal, semestral ou anual. O custo também está incluída sua integração com o sistema da empresa (por meio de APIs) e o treinamento de uso.