A MaximaTech, empresa do Grupo Máxima especializada em soluções móveis para a cadeia de estabelecimento, desenvolveu o aplicativo maxMotorista (Android). A solução é voltada para o atacadista distribuidor e pretende fazer o acompanhamento das entregas, substituir a papelada e fazer a gestão dos caminhões, dos produtos e dos motoristas por meio digital.

O app auxilia o motorista desde a baixa das entregas até a roteirização, além de possibilitar o acompanhamento em tempo real dos motoristas e a atualização frequente das rotas. Na tela, é possível ver quantas entregas o profissional tem pendentes e detalhes daquele cliente – com telefones de contato do vendedor. Ao chegar em um cliente, o motorista deve clicar na opção Realizar Check in para chegar a informação ao backoffice que ele chegou no local. E, quando o cliente autoriza, ele deve clicar em Iniciar Descarga. Assim, é possível não apenas descarregar as mercadorias destinadas para aquele estabelecimento, como dá acesso ao motorista às notas que ele deve entregar naquele lugar. O profissional pode entregar todas as notas – caso todos os produtos forem descarregados ou selecionar em quais notas dar baixa. Neste caso, nem todas as mercadorias foram entregues por algum motivo. E as notas fiscais das mercadorias ficam armazenadas no aplicativo. A ferramenta bate uma foto do DANFE assinado. Nessa imagem, o app faz uma marca d’água com data e hora, nome do cliente, do motorista a partir da sua localização, facilitando o processo de assinatura de cada nota fiscal.

O app também permite ao motorista informar a quebra do caminhão – com a possibilidade de bater uma foto e enviar – e fazer o controle de despesas.

“A ferramenta ajuda a melhorar o processo da entrega dentro do atacado distribuidor. Antes, ligávamos para o motorista para saber quantas entregas ele já tinha feito, onde ele estava. Hoje, a gente sabe na torre de controle para qual cliente ele já entregou, qual deu problema ou precisou entregar fora do endereço que estava cadastrado. A partir disso, a produtividade aumenta significativamente. O motorista passa a entender que a gente sabe que horas ele chega nos lugares, quando sai, quanto tempo fica num cliente”, explica Santos.

“Antes, a gente não enxergava o que o motorista estava fazendo ou onde ele estava. O maxMotorista agiliza o processo do profissional e a gente tem mais controle do que está acontecendo. Sem surpresas desagradáveis como o caminhão voltando cheio de mercadoria porque o motorista não conseguiu fazer a entrega por algum motivo”, explica o especialista em logística da MáximaTech.

Case

A empresa focada no comércio atacadista de produtos alimentícios Zé Vermelho, que antes podia levar até dois dias para fazer uma entrega, registrou uma diminuição em 50% do tempo depois que passou a usar o maxMotorista. Ou seja, a adoção do app permitiu à companhia entregar em 24 horas os seus produtos. De acordo com Fabrício Fernandes dos Santos, especialista em logística da MáximaTech, após a adoção do app, a Zé Vermelho obteve melhora na padronização dos processos, no controle de etapas e no acompanhamento dos motoristas em tempo real.

Segundo Santos, o Zé Distribuidor passou a ter um controle melhor das mercadorias e do tempo. A empresa passou a vender mais rápido e, com isso, o varejista recompra mais rápido. “Causou aumento no processo de vendas dele também”, conta Santos. “O varejista pode até comprar um volume menor porque sabe que agora ele entrega no dia seguinte e pode trabalhar com um fluxo de caixa menor. O app acaba impactando toda a cadeia”, completa.

Modelo de negócio

O modelo adotado da MaximaTech para o maxMotorista é o SaaS. Os clientes também podem usar o app maxRoteirizador, que ajuda na roteirização das viagens de entrega, auxiliando o motorista na logística.