A payleven e a Visa firmaram parceria para a oferta conjunta de um cartão de débito pré-pago. Este será oferecido para clientes do serviço de mPOS da payleven. A ideia é conseguir expandir o público em potencial da payleven, já que para receber pagamentos por cartão é necessário ter uma conta bancária. O problema é que mais da metade da população brasileira é desbancarizada. Logo, pequenos empreendedores individuais não bancarizados ficavam excluídos do serviço de mPOS, mesmo tendo um smartphone no bolso.

Com a iniciativa, os interessados receberão o cartão junto com o leitor da payleven. Os pagamentos recebidos entram como saldo em seu cartão de débito, que pode ser usado para pagamentos em qualquer máquina que aceite Visa. O dinheiro também pode ser sacado em caixas eletrônicos da rede Visa Plus. Todas as transações com o cartão são registradas e acompanhadas pelo aplicativo da payleven para Android e iOS.

Análise

A iniciativa da payleven marca um novo passo no mercado de mPOS brasileiro e faz bastante sentido diante da realidade econômica do País. Com ela, amplia-se de maneira significativa o público em potencial para o serviço da payleven. O desafio é conseguir divulgar o serviço junto a esse público, para o qual, provavelmente, será necessário utilizar mídia de massa. Neste caso, a payleven pode aproveitar o fato de ter o grupo Band entre seus acionistas.

De certa forma, o novo cartão concorre com os produtos de carteira móvel que algumas operadoras de telecom lançaram em parcerias com bancos e bandeiras de cartão, como fizeram Claro com Bradesco, TIM com Caixa e Vivo com Mastercard. A diferença é que estes últimos servem a qualquer pessoa desbancarizada que tenha qualquer celular, mesmo que não seja um smartphone.

Forum Mobile+

A CEO da payleven, Adriana Barbosa, participará de painel sobre o mercado brasileiro de pagamentos móveis durante a 8ª edição do Forum Mobile+, que acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro, no WTC, em São Paulo. O evento é produzido pela Converge Comunicações com a curadoria dos editores de MOBILE TIME (Fernando Paiva), TELETIME (Samuel Possebon) e TI INSIDE (Claudiney Santos). Para conhecer a agenda e obter mais informações, acesse o site do Forum Mobile+.