A Payleven, empresa de pagamentos móveis, lançou a solução Chip & Senha no Brasil nesta quinta-feira, 24. Trata-se de um leitor de cartões de crédito e débito que permite transações via mobile, voltado para os profissionais liberais e microempreendedores.

A empresa iniciou suas operações no Brasil e na Europa no ano passado com um modelo de leitor de tarja magnética para transações móveis. Atualmente ela contabiliza 18 mil clientes no País. Agora, a Payleven vai colocar grande parte dos seus esforços na tecnologia para os cartões de chip, com o objetivo de migrar toda a sua base de clientes para a nova solução e dobrar o número de usuários, tudo em seis meses.

“Um dos pontos que a gente entendeu no mercado é a questão da segurança. Com o Chip & Senha, o estabelecimento comercial está mais protegido, porque o nível de fraude é consideravelmente menor do que a fraude no leitor de tarja magnética. E isso expõe o lojista, porque a responsabilidade da fraude é dele”, afirma a fundadora e CEO da Payleven Brasil, Adriana Barbosa.

Além do dispositivo de leitura, faz parte da solução o aplicativo para Android. Para realizar um pagamento, o comerciante entra com seu login e senha no aplicativo no celular ou tablet, faz o pareamento com o leitor via Bluetooth, insere o valor da transação, escolhe se o pagamento será por débito ou crédito e insere o cartão no leitor. Depois que a transação é aprovada, é possível enviar o recibo por e-mail ou SMS.

O pagamento do leitor é dividido em 12 vezes de R$ 34,90. Depois de pago, o dispositivo é do comerciante e não há taxa de mensalidade, somente as percentagens em cima dos valores das transações. Nas transações de débito, a Payleven cobra 2,99% do valor. Para crédito em uma parcela, a taxa é de 3,99%; de duas a sete parcelas custa 4,39%; e de sete a 12 vezes, 4,69%.

A venda do dispositivo é feita pelo site da empresa e ele é entregue por correio. No início de dezembro, o aplicativo deve estar disponível para iOS e futuramente vai ganhar uma versão para Windows Phone. “No Brasil, a base de cartões chipados é maior do que na Europa, então há um estímulo a mais para focarmos no Chip & Senha. Na Europa, também começamos a Payleven com a solução de tarja magnética, e hoje 100% da base de usuários já é do novo leitor, que foi lançado em fevereiro lá. Isso deve acontecer também no Brasil”, prevê Barbosa.

A transição da Payleven para uma solução com cartões chipados atende a uma demanda da Visa, que este ano informou que só homologaria serviços de m-POS que exigissem a senha, conforme adiantou MOBILE TIME.