A Positivo Informática confirmou por meio de sua assembleia geral na última terça-feira, 2, a entrada de Francisco Valim para o Conselho de Administração da empresa. Ele foi eleito por unanimidade pelos acionistas e substituirá Álvaro Augusto do Amaral, que renunciou ao cargo no dia 30 de junho.

Valim é ex-CEO da Oi e CEO da Nextel desde setembro de 2015. Além do executivo da operadora, o conselho da fabricante é composto por Pedro Ripper (CEO da Bemobi), Fernando Mitri (ex-presidente da IBM Brasil), Samuel Ferrari Lago (ex-diretor da Positivo Informática), Giem Guimarães (ex-CEO da Posigraf e um dos controladores do Grupo Positivo), Carlos Augusto Moreira (VP da Positivo Informática) e Hélio Rothenburg (Presidente da Positivo Informática).

De acordo com o último resultado financeiro do primeiro trimestre de 2016, a empresa paranaense teve queda nos negócios de tablets (-79,2%) e PCs (-1%), ante o ano anterior. Mas sua receita foi segurada pelo crescimento da receita líquida com celulares, que registrou aumento de 96%.

Ripper, Valim e Mitri são conselheiros independentes com mandato de um ano podendo ser renovado em 2017, sendo que o ex-presidente da IBM atua também como presidente do conselho.