A Positivo Tecnologia tem 30% de fatia de mercado em notebooks com conectividade celular via chispset Qualcomm. Os dados da GfK e internos da companhia foram apresentados durante o seu Investor Day na última quinta-feira, 24, evento que contou com a presença de investidores e da imprensa especializada.

Atualmente, a fabricante conta com um modelo com Snapdragon 7c Gen2 (4G), o Compaq 5000 Snapdragon, que possui 4GB de memória RAM e armazenamento de 128 GB. Atualmente seu preço está próximo de R$ 1,5 mil no varejo nacional.

Tablets

Norberto Maraschin Filho, vice-presidente de negócios de consumo e mobilidade da empresa, trouxe também dados de sua operação de tablets e smartphones.

O tablet Vaio alcançou 2,5% da fatia de mercado e acumula entre maio e agosto deste ano 7,2 mil unidades vendidas. Com isso, a Positivo deve apostar em mais tablets com a marca Vaio para alcançar um market share de dois dígitos, além de avançar no segmento corporativo (B2B). Vale lembrar que esse dispositivo é a aposta da companhia na faixa de preço intermediário alto (até R$ 1,5 mil) de tablets.

No geral, a fabricante afirma que tem 12% de market share do mercado nacional de tablets. No acumulado do ano, 94 mil peças da Positivo chegaram ao mercado, sendo as 18,2 mil unidades do mês de julho o principal destaque puxado pela renovação do portfólio infantil com marcas como ‘Minions’ e ‘Ladybug’.

Handsets

Em smartphones, Maraschin Filho afirmou que a companhia cresceu cinco vezes em vendas da marca Infinix, na comparação entre julho de 2023 e o mesmo período no ano anterior. Atualmente com 7,5 mil pontos de venda da marca no Brasil, o VP de consumo da Positivo acredita que há bastante espaço para a parceria com a chinesa Transsion crescer no País, uma vez que a dupla possui apenas 1,4% de participação em um mercado avaliado em R$ 45 bilhões.

IoT

Na divisão de Internet das Coisas, Maraschin Filho enfatizou que o app destinado ao controle de dispositivos domésticos da marca, Positivo Casa Inteligente (AndroidiOS), está com 1,3 milhão de usuários ativos. Em produtos de IoT, a companhia tem buscado diversificar mais produtos como o robô aspirador Smart Robô Aspirador Wi-Fi Laser que está com venda esgotada há dois meses.

Nessa estratégia de diversificação e produtos mais sofisticados, a Positivo aumentou em 22% as vendas dos equipamentos de IoT doméstico em um ano.

Foto: Norberto Maraschin, VP de de negócios de consumo e mobilidade da Positivo (Crédito: divulgação/Positivo)