A operadora norte-americana T-Mobile lançou nesta quinta, 3, novo recurso de videochamada nativa, ou seja, sem a necessidade de utilização de aplicativos como Skype ou Facebook Messenger. A novidade, porém, só está disponível inicialmente para os high-end da Samsung (Galaxy S6 Edge+ e Galaxy Note 5, com atualizações para o Galaxy S6 e S6 Edge na próxima semana), mas a empresa promete mais três dispositivos até o final do ano.

O recurso funciona de forma semelhante ao FaceTime, da Apple: na própria agenda de contatos do smartphone, a função aparece integrada, com um ícone de chamada de vídeo que pode ser realizada diretamente a outro dispositivo compatível. Se a qualidade da rede estiver ruim, a chamada fica apenas com áudio automaticamente. Além disso, vai funcionar não apenas em LTE, mas também no Wi-Fi, com transição (hand-off) que a T-Mobile promete ser suave.

A T-Mobile afirma estar trabalhando com outras operadoras para que a chamada em vídeo possa ser feita entre redes diferentes. A Verizon lançou recurso semelhante em agosto do ano passado, funcionando como vídeo em cima da tecnologia usada no VoLTE. A AT&T possui função semelhante, mas ainda em teste limitado nos Estados Unidos.

Análise

A estratégia da T-Mobile é uma tentativa de estimular novas oportunidades de receitas ao tentar desestimular a utilização de aplicativos over-the-top (OTT) terceiros. A cobrança não é feita diretamente por chamada, mas a utilização na rede móvel consome o pacote de dados do usuário. A facilidade na utilização é a principal arma do recurso, mas, assim como o FaceTime da Apple, ainda peca por não ser neutro tecnologicamente.

Mesmo se conseguir estabelecer acordos com demais operadoras para realizar chamadas em vídeo com interconexão, a T-Mobile ainda precisará angariar parcerias com mais fabricantes de smartphones além da Samsung. E é muito improvável que a Apple vá querer abrir mão de sua estratégia de exclusividade de marca no FaceTime, já que nunca fez isso com seu iMessage.