Os Correios começaram a terceira fase da implantação do Sistema Global de Monitoramento, o projeto QMS (Quality Monitoring System, em inglês), que amplia o uso de sensores RFID (Radio Frequency Identification, em inglês) para o rastreamento de objetos do fluxo postal internacional no Brasil.

O projeto é feito em parceria com a União Postal Universal (UPU) e com a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, e busca ampliar de 350 para 2,3 mil a quantidade de portais (antenas) de radiofrequência. É esperado que 200 unidades operacionais dos Correios adotem o QMS até 2021.

Com a solução, a estatal postal poderá identificar objetos via transmissão de dados através de etiquetas inteligentes com um chip interno, as TAGs, e com antenas lendo os sinais de radiofrequência. Com isso, será possível identificar, rastrear e gerenciar pacotes e envelopes – individual ou em grupos – sem a necessidade de manuseá-los. Importante frisar que, com o programa, não apenas os pacotes internacionais, mas os pacotes nacionais também poderão ser rastreados se tiverem o RFID.

Atualmente 350 antenas para leitura de RFID estão instaladas em 19 unidades operacionais dos Correios. Com esses portais, a UPU coleta informações para medir o desempenho de entregas de cartas internacionais, ainda em modelo de amostragem.