Há 10 anos a Anatel criou a portabilidade dos números de telefones móveis e fixos. Até então, foram realizadas 45 milhões de pedidos de usuários, tanto para fixos como para móveis. Desses, mais de 30 milhões foram de celulares. Atualmente, são feitas 500 mil portabilidades por mês, sendo 80% de números celulares, ou seja, 400 mil.

Em 2008, de acordo com o site da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), órgão responsável pelo gerenciamento das portabilidades, quando o projeto foi implementado, foram feitos 119.545 mil pedidos de portabilidade para linhas móveis, sendo desses, 76.858 mil efetivados. Para efeito de comparação, em 2017, os números são bem diferentes: mais de 5.107 milhões de pedidos transferência de linhas móveis, sendo 4.420 milhões realizadas.

A portabilidade começou em setembro de 2008 e foi implementada de forma gradual no País até fevereiro de 2009. Em março todos os usuários de linhas telefônicas já podiam transferir seu número para outra operadora.

Como funciona?

Para solicitar a portabilidade, o consumidor precisa procurar a prestadora para a qual deseja migrar e informar os dados pessoais, o número do telefone e a prestadora atual. Confirmados os dados, a nova operadora agenda a habilitação do serviço e fornece o protocolo.  A portabilidade deve ocorrer no prazo máximo de três dias úteis a partir da solicitação do usuário.