O banco Mercantil do Brasil iniciou o pré-cadastro de seus clientes no PIX, através de seus canais digitais (aplicativo móvel, chatbot e SMS). Ao mesmo tempo, informou que vai disponibilizar dois produtos associados ao PIX: 1) um limite de crédito pré-aprovado para seus clientes usarem com pagamentos e transferências por PIX; 2) investimento automático de valores recebidos por PIX, 24 horas por dia, sete dias por semana. Os detalhes de cada um serão divulgados em breve.

Análise

Oficialmente, o cadastro de usuários do PIX junto ao Banco Central só começará a ser feito no dia 5 de outubro, mas alguns players, como o Mercantil do Brasil, já iniciaram o pré-cadastro. O lançamento do serviço para todo o País acontecerá dia 16 de novembro.

Daqui em diante é esperada uma corrida por parte de instituições financeiras para convencer seus clientes a associarem seu telefone celular ou outras chaves de endereçamento, como CPF e email, às suas contas bancárias ou de pagamento dentro da plataforma do PIX. Vale lembrar que cada chave de endereçamento só pode ser associada a uma conta. A chave mais “valiosa”, conforme comentado em artigo publicado no Mobile Time, é o número telefônico.

Desta forma, é natural que as instituições criem vantagens associadas à sua oferta do PIX, como fez o Mercantil do Brasil, desenvolvendo produtos financeiros de valor agregado ao serviço de pagamentos instantâneos.

Banco Central no Mobishop

O Banco Central (BC) confirmou participação na 3ª edição do Mobishop, seminário sobre pagamentos móveis, m-commerce e m-banking organizado por Mobile Time, que este ano acontecerá em formato digital no dia 22 de outubro.

O evento contará com um painel sobre os preparativos para o PIX e uma apresentação de dois representantes do BC, que vão compartilhar suas expectativas para a chegada do serviço e o roadmap de novidades previstas para 2021: Breno Lobo, chefe de subunidade no departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro; e Carlos Brandt, chefe-adjunto do departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro (Decem).

A programação do Mobishop e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.mobishop.com.br ou com a equipe do Mobile Time:  [email protected] / 11-96619-5888 / 11-3138-4619 (WhatsApp).